• junho 3, 2021

    Nesta quarta-feira (02 de junho) a Coordenação de Igualdade Racial realizou uma reunião com as comunidades quilombolas para apresentar as recentes políticas públicas do governo do estado, como acordos de cooperação técnicas, ampliação do programa Maranhão Quilombola, edital do PROCAF através da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar para compra de produtos da Agricultura Familiar das comunidades tradicionais Indígenas e Quilombolas, ADRQ (Agente de Desenvolvimento Rural Quilombola) entre outros.
    A Coordenação Municipal do Selo UNICEF, representada pela Sra. Raiane Soares, informou sobre a parceria firmada com a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) para Erradicação do Sub-registro e Registro Tardio, destacando o trabalho intersetorial e as estratégias que vem sendo realizadas para garantir o acesso à documentação básica.
    O Senhor Zaqueu Serra representando a SECAP (Secretaria de Articulação Política) do Governo do Estado, informou as obras em execução no município dentro do plano mais IDH, bem como as parcerias com o município através da prefeitura municipal, e que a determinação do governador Flavio Dino é que todas as obras do plano mais IDH sejam concluídas até o final deste ano.
    Estiveram presentes representatividades do CMDCA, CREAS, Coordenadoria da Mulher, Coordenação Municipal do Selo UNICEF, Programa Criança Feliz e Secretarias de Assistência Social, Administração e Saúde.

     

    Uma das denunciantes, procurou o vereador Braz Amaral indignada, com o descaso da secretaria de saúde do município de Santa Helena, na denúncia a senhora relata.

    “Boa noite, vereador. Gostaria de fazer uma denúncia, eu e minha família com a requisição médica estamos tentando fazer o teste de covid, desde a sexta 30 de maio, no posto de saúde. Nos disseram que o equipamento que ler os testes estava quebrado e iriam arrumar. Segunda ia funcionar, daí fomos segunda, e disseram para ir quarta. Fomos hoje e disseram que só iria ter sexta Resumindo, do dia que tentamos para cá, já fez 5 dias E sexta completará 7 dias. Sendo que só de sintomas já temos 10 dias. Até sexta, já vamos está quase todos bons. Enquanto isso, a prefeitura é fazendo a mídia enganosa sobre o centro de testagem”.

     

    Uma outra paciente que pediu pra não ser identificada, afirma que está na mesma situação a espera da realização de um teste para identificar a doença, sendo que ela já passou pela consulta médica no hospital Santa Helena, e tem em mãos uma requisição médica, a denunciante relata que por conta de não ter o diagnóstico do que sente, está impossibilitada de realizar qualquer atividade.

    Segundo o vereador Braz Amaral “estas denuncias são graves e precisam ser apuradas, vou de imediato saber o porque da demora na realização desses testes, quando o povo reivindica temos que apurar, se constatado essa irregularidade, vou denunciar no ministério público tanto na esfera local quando federal, pois trata se da pandemia onde temos verbas federais de combate ao covid nos municípios”.

    Diante de uma eminente terceira onda da covid-19, a recomendação das autoridades de saúde é que para se teste o maior número de pessoas possíveis, esse fato do equipamento quebrado em Santa Helena vai ao contrário de tudo que se prega no combate a pandemia.

    Por Jamil Júnior

    A Prefeitura Municipal de Serrano do Maranhão, através da Secretaria de Saúde realizou nesta quinta-feira (02) no povoado São Benedito, o programa a Saúde na porta, com diversos serviços como Aferição da pressão arterial, glicemia capilar, oximetria, peso e altura (antropometria), consultas médicas, aplicação de Flu, distribuição de kit de higiene bucal, testes rápidos de sífilis, HIV, hepatites , COVID e vacinas de rotinas e COVID – 19.

    “A comunidade Quilombola de São Benedito se sentiu acolhida pela gestão da prefeita Val Cunha, que assegurou continuidade na assistência à todos. O programa saúde na porta foi criado com o único objetivo de levar benefícios, atendimentos, medicamentos, orientações, consultas, enfim de levar saúde á todos que precisam, estamos empenhados em fazer uma gestão cada vez mais voltada para o bem-estar social de cada munícipe” – disse o secretário Municipal de Saúde Ramiro Salf.

    Ainda segundo o secretário, o programa saúde na porta será realizado durante toda a gestão atual, e atenderá todos os moradores:

    Veja o vídeo mostrando como foi a ação no povoado São Benedito:

     

    O deputado estadual, Dr. Leonardo Sá (PL), emitiu nota de pesar pelo falecimento de Raimundo Celino de Araújo Sobrinho, pai do vereador, Guto Araújo (PL), após sofrer derrame e infarto, em Pinheiro-MA, nesta quarta (03).

    Segue nota de pesar.

    Com pesar recebo a notícia da morte de Raimundo Celino de Araújo Sobrinho, após sofrer derrame e infarto, aos 68 anos, em Pinheiro-MA.

    Seu Duca, como era conhecido, pai do nosso companheiro de partido, o vereador, Guto Araújo, no qual tenho muita estima.

    Que Deus possa consolar e dar força aos parentes e amigos/as neste momento de dor profunda!

    Leonardo Sá e família.

    Ascom-Deputado Estadual Dr. Leonardo Sá.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍