Setembro Amarelo – Prefeitura de Porto Rico do Maranhão, finaliza campanha de combate e prevenção ao suicídio com uma importante programação

28 de setembro de 2021 0 Por Daniel Santos

Nesta terça-feira (28), a prefeitura de Porto Rico do Maranhão por meio das secretarias de Educação, saúde, assistência social (CRAS) e (SCFV), esteve realizando o encerramento da campanha setembro amarelo, mês de combate e prevenção ao suicídio.

Ao longo de todo o mês, a campanha foi trabalhada no Município com palestras, aonde foram passadas à população todos o meios de prevenção ao suicídio.

A unidade entre as três secretarias fez da campanha um grande sucesso, e que certamente contribuiu e muito na conscientização das pessoas.

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

O suicídio não é um fenômeno recente, mas os números têm impactado tão fortemente os órgãos internacionais de saúde que não há dúvidas, estamos diante de um grave problema de saúde pública.

O intuito das secretarias foi passar um pouco da realidade que o Brasil vive, e conscientizar ainda mais a população do Município de Porto Rico.