• outubro 22, 2021

    O Deputado Estadual Dr Leonardo Sá (PL), usou as suas redes sociais para lamentar o falecimento da ex-vereadora, que também foi professora Dorinha de Pacas como era conhecida.

    Dorinha faleceu na noite desta quinta-feira (21), na capital são Luís aos 83 anos de idade.

    Veja a nota do Deputado:

    NOTA DE PESAR

    Aldenora Felizia Moreira
    22/10/21

    Com profundo pesar lamento a morte da ex-vereadora e professora, Aldenora Felizia Moreira, aos 83 anos.

    Era popularmente conhecida por dona Dorinha. Além de educadora, exerceu dois mandatos como vereadora, contribuindo para o desenvolvimento e bem-estar social de Pinheiro-MA.

    Que Deus em sua infinita bondade console e dê forças aos familiares e amigos neste momento.

    Leonardo Sá e família.

    O presidente da Câmara de Vereadores de São Vicente Ferrer, Prof. Zeca, esteve em São Luís fazendo uma visita a secretaria de Estado de Agricultura, aonde na oportunidade conversou com o secretário adjunto Ivaldo Rodrigues.

    O presidente da Câmara, apresentou ao subsecretário várias demandas voltadas para o fortalecimento da Agricultura Familiar do Município.

    Segundo o vereador a reunião foi bastante proveitosa, e muito em breve o Município de São Vicente Ferrer, terá muitos investimentos na agricultura para que a produção agrícola seja fortalecida.

    O professor Zeca também esteve na secretaria das cidades aonde foi recepcionado pelo secretário Márcio Jerry. O vereador disse que a conversa com o secretário foi muito proveitosa, e na oportunidade muito se falou sobre as necessidades do Município de São Vicente Ferrer, para o professor Zeca esses diálogos são muito importantes pois leva ao Governo do Estado as necessidades da população do Município.

    O desembargador Antônio Fernando Bayma, do Tribunal de Justiça do Maranhão, proferiu decisão no sentido de anular a decisão do juiz de primeiro grau em razão de investigação e busca e apreensão de bens do deputado Josimar Maranhãozinho e outros membros de seu grupo político.
    leia trechos da decisão:

    Posto assim e verificando fortes os argumentos para a desconstituição do questionado ato, estou a vislumbrar presentes o fumus boni iuris pela manifesta plausibilidade substancial do alegado e o periculum in mora diante do suportado prejuízo decorrente da perpetuação dos efeitos de decisão emanada de juízo incompetente, a ponto de autorizar não só o imediato restabelecimento da ordem, como também se lhe imprimido efeito satisfativo.
    Firme nessa ponderação ao argumento de que a prorrogação do foro por prerrogativa de função se verifica de forma plena para casos de reeleição para outro mandato, ainda que para exercício em casas legislativas diferentes , pois não o fato de tão apenas não mais a frente do cargo de deputado estadual, o co-investigado Josimar Cunha
    Rodrigues, a afastar a competência por prerrogativa de função que detinha ao tempo dos atribuídos fatos. Esta, a meu ver, permanecida inalterada diante da manutenção ininterrupta do exercício da função parlamentar pelo investigado eleito para o cargo de deputado federal, com deslocamento apenas de âmbito legislativo (estadual para federal).
    Inobstante tudo isso, a reforçar a manutenção desta prerrogativa o fato de que atualmente investido o co- investigado no cargo de Deputado Federal, situação esta por si só a recomendar ao juízo de base cautela no acolhimento da medida de busca e apreensão de documentos em sua residência sem antes remetidos os autos ao juízo natural (STF), por força do art. 102, I, “b” da Constituição Federal.
    No caso destes autos, em razão da medida ter sido tomada quando já no exercício da função parlamentar federal somente a Suprema Corte o competir para aferição da necessidade de romper com a inviolabilidade do domicílio residencial do deputado federal para fins de adoção e aplicação da medida de busca e apreensão de documentos , independentemente de relacionada a tomada deste procedimento em feito que apura suposta prática não atrelada ao atual mandato federal.
    A superação da competência ao firmo de não competir ao Tribunal local o processamento do feito em razão de não mais investido no cargo de deputado estadual torna vulnerável não só a prerrogativa parlamentar de inviolabilidade de domicílio, como também fragilizada a garantia de liberdade por conta de processado por juízo incompetente.
    Violar as prerrogativas de parlamentar federal com a proferição de decisão de juízo monocrático, ainda que sob o argumento de que investigado por ato estranho ao seu mandato, porém decorrente de anterior legislatura parlamentar estadual, é malferir a garantia constitucional do juiz natural e seus consectários do juiz competente
    e imparcial.
    Por tudo isso e demonstrado os autorizativos requisitos da cautelar, hei por bem ANULAR a decisão proferida no processo no 0828665-05.2021.8.10.0001 de busca e apreensão de documentos e medidas assecuratórias em trâmite na 1a Vara Criminal de São Luís/MA, em todos os seus efeitos, inclusive determinando a imediata paralisação da extração de dados e devolução dos bens apreendidos, inclusive dos veículos, contas bancárias e demais cominações da decisão de primeira instância, bem ainda, SUSPENDER as investigações atinentes ao Procedimento Investigatório Criminal n.o 011660-750/2018, em trâmite no GAECO/MA até o julgamento final deste writ.
    Desta decisão dê-se imediata ciência a autoridade impetrada para fins de cumprimento, servindo, de logo, como mandado e/ou ofício.
    Dispensa-se as informações por suficiente para aferição da ordem os documentos apensados à inicial, em especial por restrito a debater competência.
    Encaminhem-se os autos ao parecer da douta Procuradoria-Geral de Justiça.

    Por determinação da prefeita Fechinha que acompanha de perto, e torce e com o apoio da Secretaria Municipal do Esporte de Central, a juventude que gosta do esporte voltou a participar das competições dos Jogos Escolares Maranhenses, o JEMs.

    A seletiva que está acontecendo no Município de Guimarães, Litoral Ocidental, tem a participação das equipes de Futsal Infantil Masculino, Infanto Masculino e Feminino, Handebol Infanto Masculino e Atletismo Infantil e Infanto Masculino e Feminino.

    Os resultados são tão bons, que com o apoio de todas as secretarias os meninos mostram o seu potencial com o Infanto feminino de futsal, e levou o título de campeão da etapa de Guimarães.

    Para a prefeita Fechinha que gosta do esporte e que tem incentivado a prática esportiva em todas as áreas, é a oportunidade que os jovens de Central têm de mostrar o seu potencial que depois do incentivo que o governo Municipal vem dando, tem se mostrado muito forte. E além de promover o esporte no nosso Município, estaremos participando de todas as competições, disse o Secretário Roberto e confirmou a prefeita Fechinha.

    O vereador Braz Amaral (Cidadania), cumpriu agenda de trabalho em visita ao hospital Santa Helena na manhã desta sexta-feira (22), acompanhado de uma profissional da unidade a enfermeira Célia Freitas, Braz Amaral  conversou com pacientes e servidores da unidade hospitalar e também verificou sobre os atendimentos realizados nos últimos dias.

    Já no Bairro Morada Nova, o vereador visitou a obra de construção da praça da família que está sendo executada pelo governo do estado, em conversa com os operários Braz Amaral se inteirou dos prazos e detalhes da obra.

    “Conversei com os pacientes e questionei o que eles estão achando do atendimento oferecido no hospital, tenho acompanhado a saúde pública de Santa Helena e todos os setores da administração, esse é o nosso papel legislar, cobra e apontar soluções para os problemas, estamos fazendo isso todos os dias no município, e levando as demandas a câmara municipal”. Disse o vereador.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Exata, no início do mês, mostrou uma aprovação de 88% do prefeito Toca Serra em Pedro do Rosário. Os dados confirmam o ex-deputado como um dos gestores mais bem avaliados na região da Baixada Maranhense.

    A sondagem foi realizada entre os dias 01 e 03, na zona rural e urbana e ouviu mais de 400 moradores, com idades a partir dos 16 anos. De acordo com os números, 88% da população pedrorrosariense aprova o modelo adotado por Toca Serra de governar, enquanto 11% desaprova.

    Os números também dizem que, para 62% dos moradores, o atual prefeito é a maior liderança do município, seguido por Raimundo Antônio, Maria do Rosário e Iolanda, com 8%, 3% e 1%, respectivamente. Em comparação com a pesquisa divulgada em junho (reveja AQUI), a aprovação do prefeito subiu 8 pontos.

    Em conversa com o blog, o gestor comemorou o resultado da pesquisa. “Esse é apenas o reflexo dos investimentos e das parcerias que temos buscados para melhorar a vida dos moradores de Pedro do Rosário. Temos, em conjunto com o nosso vice Fábio Mendes e toda a nossa equipe, investido continuadamente em todos os setores e fortalecendo as ações públicas para quem mais precisa. É apenas o primeiro ano de muitos avanços”, destacou Toca Serra.

    Mais números

    Em Pedro do Rosário, o governador Flávio Dino tem 80% de aprovação, Lula venceria as eleições com 81% dos votos, contra 8% de Jair Bolsonaro e 6% de Ciro e Flávio Dino venceria as eleições para senador da República com 59% dos votos.

    Por Jilson Mendes 

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍