• março 25, 2022

    Na última quarta-feira (23) foi realizada em Porto Rico do Maranhão, uma Audiência Pública para discutir com os pescadores sobre a lei 260/2021 que proíbe a pesca predatória no Município.

    A audiência foi organizada pelas Secretarias de Meio Ambiente e Turismo e Secretaria de Agricultura e Pesca, e contou com a participação de autoridades locais como o vereador Macário, Sr. Justino Mafra, Presidente da Colônia dos Pescadores, Sr. Rodrigo Saraiva, Procurador do Município e também contou com a presença da Promotora Linda Luz do Município de Cedral-MA.

    A audiência teve início às 14:30 no ginásio poliesportivo professor Aizinho e contou com a presença de vários pescadores que participaram expondo suas ideias e anseios, além de conhecer seus direitos diante da lei e o que as penalidades poderão lhe causar.

    Desde a aprovação na Câmara do projeto do vereador Macário, é lei no Município a proibição da pesca predatória. Desde então a prefeitura vem trabalhando forte na fiscalização.

    A luta é para que os pescadores colaborem no cumprimento da referida lei, pois trata-se de preservar os locais de moradia e reprodução dos peixes e demais espécies marinhas.
    E o objetivo principal é que as futuras gerações de pescadores possam garantir seu sustento através da pesca de subsistência, pra isso é de suma importância manter esses locais preservados das ações predatória.

    Nesta quinta-feira (24), a prefeitura de Porto Rico do Maranhão por meio das secretarias de saúde e Assistência Social, realizaram uma grande programação para as Mulheres do povoado Remanso.

    A programação foi em alusão ao Março lilás, mês de combate e prevenção ao câncer de colo de útero, e pelo dia internacional da Mulher comemorando no último dia 8.

    Foram oferecidos centenas de atendimentos como, eletrocardiograma, aferição de pressão, testes rápidos, consultas com nutricionista e fisioterapeuta, emissão de RG, atualização do CAD único, manicure e pedicure, limpeza de pele, design de sobrancelha, e tratamento de cabelo.

    Vários prêmios foram sorteados para as Mulheres, que também participaram de um grande aulão de zumba.

    A secretária de assistência social Jaqueline Luz, falou sobre o evento.

    “Foi um dia especial , pois antes de ser primeira Dama desse município eu já fazia esse trabalho, um projeto que Deus colocou em meu coração, amo ver a satisfação de cada mulher sendo cuidada e tendo sua alta estima elevada, peço somente as bênçãos de Deus e o apoio do nosso prefeito porque ele tem sido a coluna de todos esses projetos, a caravana da beleza vai passar em todos os povoados da cidade de Porto Rico em nome de Jesus. Agradeço também o apoio do vice prefeito Zequinha a secretária de saúde Adnelia Vilar pela parceria e toda sua equipe, a minha equipe top da assistência social e as meninas que são profissionais, eu sempre prezo valorizar a mão de obra local pois temos sim pessoas que trabalham com excelência em nosso município, sou grata em especial a presença de todas as mulheres de Remanso pois elas abrilhantaram esse dia” – disse a secretária.

    O vereador Guterres Filho tem percorrido todos os povoados do município de Alcântara, e sempre conversando com os moradores.

    Guterres durante suas visitas detecta o problema enfrentado por cada comunidade, e leva o conhecimento do poder público sempre cobrando ações e melhorias para o bem estar social dos moradores.

    Nesta quinta-feira (24), o vereador esteve nas comunidades de Janã, Castelo, Santo Inácio e Itapiranga. Guterres afirma que o seu mandato será sempre em defesa das comunidades.

    “Ontem foi a vez de visitarmos a comunidade de Janã, Castelo, Santo Inácio e Itapiranga. Dialogamos sobre as demandas da comunidade e os problemas lá existente. Nosso mandato sempre em defesa das nossas comunidades”. – disse o presidente da Câmara Guterres Filho

    Nesta quinta-feira (24), os professores da Rede Municipal de Pinheiro, atenderam a convocação do Sindicato dos Professores e Servidores do Município, para paralisaram suas atividades, e foram para as ruas de Pinheiro, cantando o Hino Nacional e o do Município.

    Pararam em diversos locais de Pinheiro, como; em frente ao prédio onde funciona o gabinete do prefeito, Ministério Público, Prefeitura Municipal, Praça da Família, na “Caminhada do Silêncio”.

    Reivindicavam “O INVESTIMENTO DOS 40% do FUNDEB”, que nunca foi investido na educação, construção e ampliações de escolas, acabamento de cresches, quadras e reformas de escolas, por falta de transporte escolar, falta de alimentação escolar, por não cumprir com a carga horária de 13h dos professores, pela folha fantasma que se instalou dentro do recurso do FUNDEB, falta de acesso nas escolas, por falta de estradas que estão intrafegável, pelo não cumprimento dos 200 dias letivos, pela não aplicação do Plano de Cargos e Remuneração do Magistério.

    Motivos não faltam para uma greve por tempo indeterminado.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍