O município de Pedro do Rosário por meio da secretaria municipal de saúde através na pessoa da secretária de saúde Iolanda Campelo , da secretária adjunta Beta Campelo, da Coordenadora de Vigilância em Epidemiologia, Juliana Cutrim, do Diretor de
Supervisão da epidemiologia do Município, Joel Ribeiro, do Coordenador das UBSs Aquino Bispo, do Coordenador dos ACS Henoque Pinheiro, do assessor de articulação regional da SECAP Zaqueu Serra e da equipe de Saúde da Família da UBS da Sede, localizada no bairro Q’luz, receberam na manhã desta quarta-feira(27), uma equipe de médicos e acadêmicos de medicina e enfermagem da UFMA.
Com professores pesquisadores da UFMA, Prof. Eudes Simões (Médico Infectologista) e Profª Mayara Silva (Farmacêutica com Habilitação em Análises Clínicas) e Sr. Domingos, Técnico em Laboratório (Regional de Saúde de Pinheiro ) e Discentes dos Cursos de Medicina e Enfermagem da UFMA, e pesquisa com levantamento Etnofarmacológico, Epidemiologia e Biologia Molecular de Pacientes com Leishmaniose Tegumentar Americana. Esta equipe veio até a cidade a convite da secretaria municipal de saúde, para pesquisar essa doença em Pacientes do Município e fazer o tratamento dos mesmos.
Durante os atendimentos foram identificados 14 casos no Município, ficou acertado entre o município e a regional de saúde de Pinheiro, que haverá uma reunião para capacitação dos ACS e ACE para fazer a busca ativa de pacientes com casos suspeitos de Leishmaniose Tegumentar no município e encaminhar para as UBS e para o Hospital Municipal, ficou acertado ainda que a Regional de Saúde de Pinheiro do Governo do Estado, irá capacitar mais 03 técnicos em laboratórios do município de Pedro do Rosário para diagnosticar com maior rapidez e precisão os casos de Leishmaniose Tegumentar Americana, e iniciar o tratamento ainda na fase inicial da doença.
A Secretária de saúde Iolanda Campelo agradeceu a vinda da Equipe da UFMA juntamente com o Técnico da regional de saúde de Pinheiro ao Município e ficou de agendar o retorno deles a cidade para darem continuidade nos diagnósticos e tratamento dos pacientes de Pedro do Rosário.