Secretaria de Educação de Porto Rico do Maranhão, em parceria com a Comunidade CEDAC e a UNDIME, promove formação presencial para Professores de Anos Finais do Ensino Fundamental e Coordenadores Pedagógicos

Nesta quinta-feira (05), aconteceu na sala de formações da Secretaria Municipal de Educação de Porto Rico do Maranhão a formação presencial, dentro do Programa NÓS, para Professores de Anos Finais do Ensino Fundamental das Redes Municipais de Ensino de Porto Rico do Maranhão e de Bacuri, participando, também, como convidado o Município de Cedral.

O Programa “Nós – Iniciativa pela Educação Integral em Territórios Amazônicos”, é uma iniciativa articulada pela organização filantrópica Porticus América Latina, que conta com a parceria técnica do Centro de Referência em Educação Integral (CR), Comunidade Educativa CEDAC. Esta iniciativa tem como objetivo aumentar a oferta educacional equitativa na Educação Básica. As parcerias técnicas do CR e da CE CEDAC terão ações em 18 Municípios do Maranhão.

A primeira, atuando com formação das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação, contemplando toda a Educação Básica e, a segunda, terá seu foco voltado para a formação de Profissionais dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Para o Secretário de Educação de Porto Rico do Maranhão, Prof. Santos, “Essa é uma iniciativa de fundamental importância para o desenvolvimento de currículo e práticas pedagógicas que valorizem a cultura, identidade e contextos locais, além de que é importante contar com parceiros educacionais – como a CEDAC – na mobilização social para fortalecer a perspectiva da Educação Integral e equitativa no Território Amazônico, do qual esses Municípios fazem parte”. O Professor Rosinaldo, Secretário de Educação de Bacuri, disse que “é salutar que nossos Municípios executem uma Educação comprometida com o desenvolvimento integral de todos os Estudantes, inclusive daqueles que se encontram em Comunidades Tradicionais como chave para a diminuição das desigualdades sociais.

Neste primeiro encontro formativo presencial, Porto Rico do Maranhão recebeu 13 Professores de Bacuri, 2 de Cedral e esteve presente com 18 Docentes. A assessoria ficou por conta do Professor Wesley e da Professora Oli, ambos da Comunidade CEDAC. O Secretário Prof. Santos pontuou, ainda, o apoio do Prefeito Aldo Brown, que ofereceu toda a logística para que a formação pudesse acontecer em Porto Rico do Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *