Nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, a Secretaria de Educação de Porto Rico do Maranhão, com o apoio da Prefeitura Municipal, realizou a segunda edição da Feira Municipal de Educação, com o tema “Dialogando Saberes – A construção do conhecimento através da Escola e da Família”.
A Feira foi organizada com o objetivo de socializar os conhecimentos construídos e adquiridos pelos Estudantes e Professores ao longo do ano de 2022. Cada Escola montou os seus stands, fazendo alusão às atividades que foram feitas em sala de aula em todos os componentes curriculares.
Os três dias do evento foram assim distribuídos:
19/12 (segunda-feira): Pólo Remanso. Nesse dia, em Santa Maria, o CEF José Ribamar Braga (Remanso), o CEF Emídio Fonseca (Santa Maria) e o CEF Clodomir Paz (Sumaúma) fizeram as suas apresentações pedagógicas e culturais para a alegria de todos os que ali estiveram prestigiando os Estudantes.
20/12 (terça-feira): Pólo Rabeca. Em Cateua, o CEI Tio Luciano e a UEF Rosa Ivone Braga Fonseca (Rabeca), o CEF Victor Hugo (Cumaru) e o CEF Walter Magalhães Braga (Cateaua) apresentaram os seus trabalhos pedagógicos e culturais, aguçando a emoção de todos os presentes.
21/12 (quarta-feira): Pólo Sede. O último dia da Feira aconteceu no Ginásio Poliesportivo Prof. Aizinho, localizado na Sede do Município. As apresentações pedagógicas e culturais contaram com a participação de Estudantes e Professores das Escolas que formam o referido Pólo – CEI Tia Concita, CEF Professora Cosme Oliveira de Carvalho e CEF Antomar Diniz Magalhães (Sede), CEF Maria da Graça Fonseca Paz (Rio Grande), CEF Dias Vieira (Engenho do Lago).
Nos três dias, contou-se com a participação de um grande número de mães e pais, além de demais pessoas das Comunidades. Com breves diálogos, o Secretário de Educação Prof. Santos, a Psicóloga Márcia e a Assistente Social Malena ajudaram a comunidade escolar presente a compreender o tema.
A Banda Marcial Professor Aizinho fez a sua participação no último dia da Feira, fazendo uma cantata de Natal.
O Secretário Municipal de Educação disse que “a Feira é uma oportunidade para que os Estudantes, Professores e Gestores exponham as principais atividades produzidas nas Escolas; é um espaço para dialogar sobre a educação. Mas para que a construção do conhecimento aconteça de forma plena, é necessário que Escola e Família caminhem juntas. Caso contrário, não se constrói muita coisa.”
A Feira de Educação aconteceu sob a organização de toda a Equipe da Semed, de todos os Centros de Ensino e com o apoio total da Prefeitura Municipal, através do Prefeito Aldo Brown.