• janeiro 30, 2023

    A prefeitura de Porto Rico do Maranhão, divulgou na noite desta segunda-feira (30), a programação oficial do carnaval 2023 no Município.

    As festividades serão realizadas de sábado 18, a 21 terça-feira, no circuito oficial na praça da Bíblia.

    As atrações Mayara Lins, Paulo e os Parças, Thiaguinho Mala Mansa, Sheyk Vaqueiro, Andson Mendonça, Rhian Ferraz, Pimenta e banda, Farra Surreal, Encantar’t show, Soundbar, Mega Show e o paredão das novinhas, são responsáveis pela animação do público.

    O prefeito Aldo Brown garante que será uma das maiores festividades carnavalescas da história de Porto Rico do Maranhão. Os foliões irão se divertir com total segurança, grandes atrações, regionais e nacionais.

    O secretário de cultura Paulinho Fonseca, diz que os preparativos estão a todo vapor, e que o carnaval de Porto Rico promete, serão 4 dias de folia, alegria e muita diversão.

    As festividades carnavalescas não aconteciam há dois anos por conta da pandemia do coronavírus, e este ano serão realizadas com todo carinho para os foliões.

    O evento também ajudam a aquecer a economia local, por meio do comércio informal e outras atividades.

    O convite está estendido para que todos façam parte das festividades carnavalescas de Porto Rico do Maranhão, que será uma das maiores de todo o litoral.


    No último domingo dia 29, o vereador Riba do bom viver realizou no Povoado Bom Viver, uma grande festa para comemorar a formatura da sua Filha, a agora advogada Dra. Rebeca Froz.

    Com apenas 21 anos de idade, a jovem Rebeca formou-se em direito na capital São Luís, e já foi aprovada na prova da OAB (Ordem dos advogados do Brasil).

    Para celebrar essa grande conquista o vereador Riba fez questão de realizar dentro do seu povoado, uma programação que teve início a tarde, com churrasco de um boi, show com o cantor Fábio Fashion e a banda traíra de óculos.

    A região inteira se fez presente do evento, que teve muita segurança, e foi marcado por muita diversão.

    Ao longo da programação, a Dra. Rebeca falou da felicidade de poder ter concluído o curso de direito, agradeceu a todos os familiares e amigos pelo apoio, e destacou a importância dessa comemoração, a advogada disse que fez toda questão de comemorar esse lindo momento junto com o povão dentro do seu povoado.

    O vereador Riba do Bom Viver agradeceu a presença de todos e se emocionou ao falar dessa grande conquista, o vereador disse que não foi fácil mais que apesar de todas as dificuldades a Dra. Rebeca conseguiu concluir o seu curso.

    O momento foi de muita alegria e diversão, Riba do Bom Viver agradeceu a presença de cada comunidade, de cada participante do evento e disse que o Município de Pinheiro ganha mais uma grande advogada, sobre tudo o povoado de Bom Viver.


    Ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vão se licenciar dos cargos nesta semana para participar das eleições para o comando da Câmara e do Senado, marcadas para a quarta-feira, 1º.

    O governo apoia as reeleições do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). De acordo com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a orientação do governo é que ministros que são parlamentares retornem ao mandato para votar também na eleição para o Tribunal de Contas da União (TCU), que deve acontecer no dia 2.

    Todos os ministros que conseguiram uma cadeira no Congresso na eleição de 2022 precisarão se licenciar obrigatoriamente para assumirem o mandato. Mesmo assim, o ministro da articulação política de Lula afirmou que a recomendação se estende aos que não precisam tomar posse, como é o caso do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que está no meio do mandato de oito anos como senador pelo PSD do Mato Grosso.

    –Ele não toma posse, o mandato dele é de oito anos, mas a orientação é se licenciar e votar – disse Padilha após um evento do PT na Câmara.

    O próprio Padilha é deputado pelo PT de São Paulo e vai retomar o mandato para votar em Lira na quarta e na eleição para o TCU na quinta. O PT se encaminha para apoiar a candidatura do deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) para substituir Ana Arraes na Corte de Contas.

    Além de Fávaro, os ministros da Educação, Camilo Santana (PT-CE), do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT-PI), dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), e da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA), vão assumir o mandato no Senado no dia 1º e votar a favor da recondução de Pacheco, que enfrenta o ex-ministro e senador eleito Rogério Marinho (PL-RN). Já Lira, além do apoio de Padilha, vai contar com os votos dos ministros do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT-SP), do Trabalho, Luiz Marinho (PT-SP), da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta (PT-RS), do Turismo, Daniela Carneiro (União-RJ), e das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA).

    As ministras dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (PSOL-SP), e do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede-SP), também precisam se licenciar para assumir as cadeiras na Câmara. Elas, no entanto, fazem parte dos poucos partidos que não estão no bloco de Lira, mas sim no de Chico Alencar (PSOL-RJ). (O Globo).

    O Maranhão bateu o Sampaio Corrêa nos pênaltis e conquistou o título do primeiro turno do Estadual, na noite deste domingo (29), no Castelão, em São Luís. Depois de 90 minutos acirrados, e com chances perdidas dos dois lados, a taça foi decidida nas penalidades. Herói do jogo no tempo normal, o goleiro Moisés voltou a brilhar nos pênaltis, defendendo duas cobranças e deixando Rodriguinho para selar o título do Bode com tranquilidade.

    Como fica?

    O título já garante ao Maranhão – no mínimo – uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem, além de uma vaga na decisão geral do Estadual, caso não consiga vencer o segundo turno. O Sampaio Corrêa, por sua vez, foca suas atenções neste segundo turno para tentar vaga na decisão do Maranhense diante do time quadricolor.

    Agenda

    O Sampaio Corrêa volta a campo nesta quarta-feira (1º), às 20h15, no Castelão, enfrentando o São José, em jogo adiantado da segunda rodada do returno do Estadual. No dia seguinte, quinta-feira (2), o Maranhão recebe o Chapadinha, às 19h, no Nhozinho Santos, pela primeira rodada.

    Primeiro tempo

    O primeiro tempo do clássico Samará foi de um Sampaio dominante nas ações de perigo. O time de Felipe Conceição abusou de jogadas pelo lado do campo, tabelas e infitração, resultando em duas boas chances com Matheus Martins, aos 21, e Vinícius Alves, aos 41. Ambas as chances salvas pelo goleiro Moisés, que foi o nome da primeira etapa pelo lado do Maranhão. O time de Zé Augusto pouco chegou na área do adversário, e sofreu com as investidas de ataque, dando espaços para que o time tricolor construísse as melhores oportunidades.

    Segundo tempo

    Mesmo com certa dificuldade, o Maranhão conseguiu equilibrar as ações na segunda etapa. Teve boas oportunidades de abrir o placar com Gileard, um desvio contra de Vínicius Alves do Sampaio, e um chute de fora da área de Fabrício. Mas o nome do Maranhão no segundo tempo continuou sendo seu goleiro: Moisés. Na melhor oportunidade do Sampaio para abrir o placar, o goleiro quadricolor salvou uma finalização que parecia certa de balançar as redes. Um milagre no Castelão. Além dessa chance, Maurício teve uma ótima oportunidade de marcar para o Sampaio, mas isolou!

    Pênaltis

    O Sampaio começou as cobranças, com Eloir convertendo. Na sequência, Leone empatou o confronto. Pimentinha e Vander converteram na sequência para o Tubarão e Bode, respecativamente. Warley foi para a terceira cobrança, e parou em Moisés. Fabrício colocou o time quadricolor à frente da disputa. Maurício teve a cartada final pelo lado tricolor, e também parou em Moisés, que virou um gigante na frente do volante. Rodriguinho teve a bola do título, e não desperdiçou! Final, 4 a 2 nos pênaltis a favor do Bode Gregório.

    Por Globo Esporte/MA


    O Governador Carlos Brandão, do PSB, anunciou a gratuidade no transporte público em parte do Carnaval, que será realizado entre os dias 18 e 21 de fevereiro.

    A informação foi divulgada por meio das suas redes sociais. Brandão destacou que os ônibus semiurbanos da Região Metropolitana de São Luís e o serviço de ferryboat para a região da Baixada Maranhense farão parte da iniciativa.

    Os ônibus semiurbanos na Região Metropolitana de São Luís terão gratuidade no sábado (18) e no domingo (19). O serviço de ferryboat, por sua vez, será disponibilizado no sábado (18), com volta marcada para a quarta-feira (22). Para o governador, a ação vai movimentar a economia e facilitar a presença da população nas festas de Carnaval.

    “O acesso à festa carnavalesca deve ser de todos. Por isso, no sábado e domingo de Carnaval, os ônibus semiurbanos serão gratuitos na Grande Ilha. No sábado, teremos ferry para a Baixada, com volta na quarta de cinzas. Alegria e economia para o maranhense”, escreveu o Governador.

    Por Matias Marinho

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍