• julho 7, 2023


    O idoso José Porto foi socorrido pelo policial militar Marcelo Cutrim, de 30 anos, após sofrer um infarto fulminante, na quinta-feira (6), no retorno da Forquilha, em São Luís. O PM estava de folga.

    Ao g1, o policial Marcelo Cutrim relatou que estava em uma oficina mecânica, durante sua folga, quando percebeu que o idoso teve um mal súbito. A vítima desmaiou na frente do PM que, ao perceber, iniciou os primeiros socorros.

    “Estava em uma oficina e percebi que ele teve um mal súbito. Ele caiu na minha frente, haviam várias pessoas passando por ele e ninguém parava. Fui até ele pra ver o que havia acontecido e percebi que ele estava tendo um infarto”, contou.

    O idoso chegou a ficar sem os batimentos cardíacos, mas foi reanimado pelo policial militar que realizou manobras de massagem torácica e respiração boca a boca.

    Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou socorro à vítima. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar também prestaram assistência ao caso.

    A vítima foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Cidade Operária.


    Um trabalho realizado pela Polícia Civil do Maranhão, resultou, na tarde da última quarta-feira(5), na apreensão de uma arma de fogo na cidade de Bequimão, Região da Baixada Maranhense. A apreensão só foi possível após denúncias que apontavam a existência da arma em uma residência situada no Povoado Monte Alegre.

    A partir das informações, anonimamente recebidas, a equipe de investigação da Delegacia de Polícia de Bequimão realizou diligências na localidade e, após identificar a casa onde estaria aquele armamento, pediu autorização para acessar o imóvel. Após conversas com o morador, a referida arma de fogo foi entregue de forma voluntária.

    Na Delegacia de Polícia foram adotadas as medidas legais pertinentes contra o responsável pela arma de fogo.


    O desenvolvimento socioeconômico da região Litoral Ocidental Maranhense esteve no centro
     do encontro promovido nesta quarta-feira (5), entre a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Governo do Estado e o Consórcio Intermunicipal da Floresta dos Guarás (Conguarás), para definir ações de infraestrutura e renda aos municípios, em especial empreendimentos ligados à cadeira do turismo.

    A reunião, realizada no auditório Famem, contou com a presença do diretor-geral da entidade anfitriã, Miltinho Aragão, dos secretários de estado Sebastião Madeira (Casa Civil), Socorro Araujo (Turismo) e Gilberto Lins (Emap); os prefeitos de oito municípios do bloco que compõe o ConguarásJoão Martins (Bequimão), Washington Luís (Bacuri), Aldo Lopes (Cururupu), Fernando Cuba (Cedral), Fechinha (Central do Maranhão), Amaury Santos (Mirinzal), Aldo Brown (Porto Rico) e Zequinha Ribeiro (Apicum Açu). 

    Na ocasião, os representantes municipais, estaduais e parceiros, dialogaram sobre pautas relacionadas a todos os municípios, incluindo programas e atividades que já contam com o apoio da Famem, como o acesso aos recursos da Lei Paulo Gustavo e execução do programa Cidade Empreendedora. Também enfatizaram a importância da rodovia estadual MA-211, conhecida como Rota dos Guarás, obra inaugurada pelo governo em maio deste ano, vital para o fortalecimento da atividade comercial e turística.

    O diretor-geral da Famem, Miltinho Aragão, destacou a participação da federação no processo de articulação e desenvolvimento da região “o papel da Famem é motivar os prefeitos e discutir grandes pautas, com o apoio do nosso governador Carlos Brandão, que é um municipalista e já determinou que todos os parceiros unam forças em prol do crescimento da região, considerada a nova fronteira do turismo, com um potencial incrível e que agora vai contar com essa força-tarefa”, disse.

    A janela de transferência do Sampaio era muito esperada para este mês de julho. É tanto que nem bem ela se abriu e o Tricolor já contratou cinco jogadores e desligou três.

    Destes cinco contratados, apenas o zagueiro Rafael Jansen, que se apresenta ao clube somente nesta quinta-feira, não embarcou com a equipe já para este jogo de sábado contra o Tombense. O volante Ferreira, o zagueiro Leonam, o lateral-direito Samuel Santos e o atacante Emerson Carioca serão as novidades da equipe tricolor no confronto no duelo em Minas Gerais.

    Outros destaques entre os relacionados são o meia Marcinho e o volante Maurício, que desfalcaram a equipe na rodada passada. Pimentinha, que comumente não jogara fora de casa, foi confirmado na delegação boliviana para a partida.

    Assim, a provável formação titular ganha várias possibilidades. Os favoritos dos reforços para ganhar titularidade são Emerson Carioca e Ferreira, pois chegam para posições consideradas carentes na equipe.

    Nomes como Neto Paraíba e Vinícius Alves são os cogitados para perder titularidade. Samuel Santos disputa posição com Matheus Pivô, que é favorito para seguir como titular. Outra tendência é que Leonam fique somente entre os reservas, pois Gabriel Furtado, poupado da última partida, deverá retomar a titularidade ao lado de Gustavo Henrique.

    O técnico Márcio Fernandes, que trabalhou a equipe na manhã desta quinta-feira, nas Laranjeiras, no Rio de Janeiro, terá uma última atividade na manhã desta sexta-feira já em Muriaé-MG, cidade onde acontece o confronto.

    O duelo do Sampaio contra o Tombense será realizado neste sábado, no estádio Soares de Azevedo. A bola rola a partir das 18h.

    MERCADO TRICOLOR

    SAÍDAS: Bill, Venícius Cascais e Partick Carvalho (atacantes)

    CHEGADAS: Emerson Carioca (atacante), Ferreira (volante), Samuel Santos (lateral-direito), Leonam (zagueiro) e Rafael Jansen (zagueiro).

    ge/ma


    O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) é o instrumento para identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar (Lei nº 11.326/2006), bem como, a Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA), os Empreendimentos Familiares Rurais e as formas associativas da agricultura familiar (cooperativas agropecuárias e associações rurais).

    A inscrição no CAF é requisito básico para obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. A AGERP – Regional Pinheiro, vem realizando emissão em toda região, nesta quinta-feira (06), foi a vez do Município de Porto Rico.

    A ação é fruto de uma parceria entre a AGERP e Prefeitura, que disponibiliza, alimentação e combustível para que o técnico posso realizar o atendimento. Mais 05 CAF no povoado Quilombo Santa Maria.

    Dessa maneira a AGERP consegue incentivar e valorizar cada produtor da regional Pinheiro, “Um trabalho diário, não podemos parar, o instrumento que temos hoje a nossa disposição é o CAF e através dele investimentos, valorização e incentivos para o nosso trabalhador”, disse Rodrigo Diretor Regional da AGERP – Pinheiro

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍