• agosto 4, 2023


    Ainda não foi dessa vez que São Luís foi escolhida para voltar a sediar um jogo do Brasil. A última oportunidade foi em 2001 em partida válida das eliminatórias da Copa do Mundo contra a Venezuela que a Seleção masculina pisou em gramados maranhenses. Mas, aproveitando a oportunidade, após o anúncio do jogo em Belém, muitos já estão se organizando para assistir o jogo no feriado de 8 de setembro.

    A CBF e a Conmebol confirmaram o jogo Brasil x Bolívia no dia 8 de setembro no estádio Mangueirão em Belém do Pará, que foi recém-inaugurado após investimento.

    Ainda não foi dessa vez que São Luís foi escolhida para voltar a sediar um jogo do Brasil. A última oportunidade foi em 2001 em partida válida das eliminatórias da Copa do Mundo contra a Venezuela que a Seleção masculina pisou em gramados maranhenses. Mas, aproveitando a oportunidade, após o anúncio do jogo em Belém, muitos já estão se organizando para assistir o jogo no feriado de 8 de setembro.

    A CBF e a Conmebol confirmaram o jogo Brasil x Bolívia no dia 8 de setembro no estádio Mangueirão em Belém do Pará, que foi recém-inaugurado após investimento.

    Via Diego Emir


    Na tarde da última quarta-feira (02), a prefeita do Município de Central do Maranhão Fechinha, esteve presente em uma importante reunião na cidade de Bequimão.

    Estiveram presentes os prefeitos e representantes da região Ocidental Maranhense, além de Miltinho Aragão representando a FAMEM e técnicos da secretaria Estadual de Turismo.

    A pauta da reunião com os prefeitos e representantes foi sobre o turismo local, e vários projetos que serão implantados na região do Litoral Ocidental Maranhense.

    A prefeita Fechinha que também participou da reunião ressalta que com esses projetos que serão implantados na região, será de grande valia, pois irá gerar empregos, desenvolvimento do turismo e renda para a população dos 10 Municípios que compõem o litoral. E que o Governador Carlos Brandão não tem medido esforços para trazer mais bem estar para a população.


    O prefeito de Porto Rico do Maranhão Aldo Brown esteve na tarde desta quinta-feira (03), na sede da FAMEM reunido com o diretor geral Miltinho Aragão, ao lado do prefeito de Cururupu Aldo Lopes.

    A pauta do encontro foi o desenvolvimento turístico da região do Litoral Ocidental Maranhense, que vai impulsionar o desenvolvimento como um todo da região que é uma fronteira da indústria do turismo do Brasil.

    A região do Litoral Ocidental é rica em turismo, Porto Rico do Maranhão por exemplo tem belas praias, rios e muitos pontos turísticos, e a gestão do prefeito Aldo Brown vem sempre buscando meios de desenvolver e impulsionar o turismo na região.

    A gestão do Governador Brandão, tem dado um olhar todo especial para o turismo da região do Litoral Ocidental com vários investimentos.

    O prefeito Aldo Brown tem feito parte de todas as discussões nesse sentido, para o prefeito cada reunião dessa é muito proveitosa, pois ele sabe da importância do desenvolvimento turístico da região do Litoral, e o quanto o Município tem a ganhar com o impulsionamento do turismo.


    Um levantamento divulgado nesta sexta-feira (4), apontou que caiu em 28,4% a intenção de compra de presentes para o Dia dos Pais este ano em São Luís. Os dados que fazem uma comparação com o mesmo período do ano passado, são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA).

    Cerca de 60,3% da população pretende ir às compras neste período. O percentual é o menor nível desde 2016. Com isso, seis em cada 10 ludovicenses pretendem comprar algum presente para celebrar a data.

    A pesquisa apontou que o valor médio da compra é de R$ 207. Entre os consumidores que vão comprar presentes para a data, 82,3% pretende comprar apenas um produto, 14,7% devem adquirir até dois presentes e somente 2,9% devem comprar três ou mais itens.

    Os dados apontam que houve uma queda de 31,2%, em relação ao mesmo período do ano passado, no número de pessoas que pretendem usar o cartão de crédito para comprar suas compras para o Dia dos Pais. A alta no nível de endividamento e os juros elevados do cartão favoreceram a redução deste meio de pagamento.

    Houve um crescimento na intenção do pagamento das compras por meio do PIX. Cerca de 46,7% dos consumidores vão optar pela forma de pagamento popular.

    De acordo com a Fecomércio, mesmo com a queda na intenção de compra, o levantamento demonstra que os ludovicenses retomaram sua intenção de presentear de forma natural. O quadro é um reflexo da retomada da economia após o fim das medidas restritivas da pandemia de Covid-19.

    Opções de presentes

     

    Entre os itens que devem ser mais adquiridos durante o Dia dos Pais, estão vestuário e acessórios (17,5%); acessórios (14,3%) e relógios (13,9%).

    As lojas de shoppings centeres e a Rua Grande, centro comercial importante de São Luís, são as duas opções favoritas para a compra dos presentes para o Dia dos Pais. Cerca de 40,9% e 40,3%, respectivamente, pretendem ir até os locais para escolher uma lembrança para a data.

    As compras online aparecem em seguida, com 21,9% das intenções. Segundo a Fecomércio, apesar de estar apenas na terceira posição entre a preferência dos consumidores, a opção registrou uma alta de 49% em relação ao ano passado.

    Os supermercados e hipermercados tiveram o maior aumento na intenção de compra para o Dia dos Pais, desde o início da pesquisa. Cerca de 13,9% dos ludvocienses pretendem comprar seus presentes nestes estabelecimentos.

    Entre opções de celebrações para data, cerca de 60,2% da população pretende comemorar o dia em casa com a família. Em seguida, como opções de lazer para o dia, aparecem os clubes (11,6%) e os restaurantes (11,3%).

    A pesquisa

    A coleta de dados foi realizada entre os dias 6 e 8 de julho em São Luís (MA). O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%, com desvio-padrão de 3,7% para mais ou menos.

    g1/ma

    O Prefeito de Cedral, Fernando Cuba esteve na última quinta-feira, (27), na cidade de Cururupu onde todos os representantes e moradores da região do Litoral Ocidental Maranhense foram convidados a participar de Audiência Pública de Orçamento Participativo que aconteceu no município.

    A ação do Governo do Maranhão coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) e Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), com o apoio do Instituto Cartográficos (Imesc). É um instrumento Maranhense de Estudos Socioeconômicos democrático onde cada cidadão e cidadã pode participar da gestão do orçamento estadual, contribuindo nas decisões e prioridades de aplicação do dinheiro público por região.

    Via Gilson Vieira

    A prefeita do Município de Central do Maranhão Fechinha acompanhada do primeiro Cavalheiro Juan Pablo, do secretário Municipal de Saúde Jadson Carvalho e do secretário adjunto Tael Marinho, participaram nesta quinta-feira (03), do lançamento do programa “Cuidar de todos atenção primária” em São Luís no auditório do Hotel Blue Tree Towers.

    Diversas autoridades de todo o Estado do Maranhão estiveram presentes, assim como o Governador Brandão, à ex-deputada Helena Duailibe que é secretária de políticas para as comunidades do Governo, e prefeitos que compõem a região do litoral ocidental.

    O Programa Cuidar de Todos – Atenção Primária visa estabelecer pacto de cooperação técnica entre Estado e Municípios, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A iniciativa assegura a implantação do maior projeto de fortalecimento da atenção primária no Estado, a entrega de equipamentos e da nova caderneta das gestantes e dos pequenos Maranhenses.

    Porta de entrada para o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), é na Atenção Primária em Saúde (APS) que ocorre o primeiro contato do paciente com o profissional da saúde. Neste sentido, o “Programa Cuidar de Todos” objetiva fortalecer a APS para a evolução da garantia e a ampliação do acesso aos cuidados em saúde, promover a melhoria dos resultados dos indicadores de saúde e o enfrentamento dos problemas que mais causam o adoecimento e óbito da população no Estado.

    A prefeita Fechinha destaca a importância do programa “Cuidar de todos”, pois irá fortalecer a atenção primária e sem dúvidas irá diminuir a demanda da média e alta complexidade, além de atuar na prevenção.

    A prefeita ainda ressalta que esse benefício vem de encontro com a necessidade de todos, e que fica muito feliz com o olhar Municipalista que o Governador Brandão tem com o Estado do Maranhão.

    A resolução que atualizou as normas de coleta, exames e análises para o diagnóstico de doenças entrou em vigor nesta terça-feira (1º). Entre as mudanças está a autorização dada a farmácias e consultórios isolados para a realização de exames clínicos em etapa única, com caráter de triagem.

    Até agora, as farmácias só eram autorizadas a realizar testes de covid-19 e glicemia. Com a mudança, a lista de exames clínicos para triagem passa de mais de 40 tipos, como o do antígeno NS1 para triagem da dengue, por exemplo.

    Segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Sergio Mena Barreto, a nova resolução posiciona as farmácias como porta de entrada do sistema de saúde do país. Atualmente, a instituição já contabiliza a existência de mais de seis mil salas configuradas para a assistência farmacêutica.

    Sergio explica que a pandemia de covid-19 foi fundamental para desenvolver essa estrutura. “Realizamos 20,7 milhões de testes de covid e identificamos que pelo menos 10% dos casos eram graves o suficiente para encaminhamento ao hospital. Além disso, capacitamos cerca de 20 mil farmacêuticos para esses serviços”, explicou.

    Exame toxicológico

    A nova regra não apenas levou os exames clínicos para além dos laboratórios, como também incluiu na normatização os laboratórios anatomopatológicos e de toxicologia, ausentes na regulamentação anterior. Com isso, foi possível avançar em legislações como a que exige o  exame toxicológico para motoristas de caminhões e ônibus.

    De forma geral, a resolução criou três grupos de atuação nos exames de análise clínica. O primeiro grupo – constituído por farmácias e consultórios isolados – foi autorizado a realizar exames que não precisem de instrumento de leitura para os resultados e que tratem de material biológico primário, ou seja, que não necessitem de procedimento para obtenção.

    Todos os outros serviços de análise clínica, como exames de sangue, por exemplo, ficaram restritos aos postos de coleta, classificados no segundo grupo, e aos laboratórios que constituem o terceiro grupo. No caso do segundo grupo, o processamento do material biológico é limitado à fase pré-analítica.

    Parâmetros técnicos

    Outra mudança presente nas novas regras abrange parâmetros técnicos e de infraestrutura para o funcionamento das centrais de distribuição de materiais biológicos e regulamentação da relação entre os postos de coleta e os laboratórios.

    O contrato entre os dois serviços passa a ter um controle compartilhado do fluxo de registros de pacientes, solicitantes e exames, com critérios de rastreabilidade ampliados.

    Também foram definidas as regras de envio dos materiais biológicos para laboratórios no exterior, como a presença de informações dos exames solicitados, do material biológico coletado, do paciente e do solicitante nas amostras.

    Fonte: Agência Brasil

    Mirassol e Sampaio Corrêa duelam nesta sexta-feira pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A bola rola as 21h30 (horário de Brasília) no estádio José Maria de Campos Maia, o Maião.

    O Mirassol vem de um empate elétrico contra o Avaí, com dois gols nos acréscimos. O Leão chegou a marca de seis jogos sem perder, mas com o tropeço em casa desperdiçou a chance de entrar no G-4 da Série B. O time ocupa a oitava posição da tabela com 35 pontos, a três do grupo de acesso.

    Com uma vitória nas últimas dez rodadas, o Sampaio vive um jejum de cinco jogos seguidos na Série B do Brasileiro. Diante do Mirassol, além da meta natural de recuperação, o Tricolor busca uma vitória para restaurar a confiança e conseguir um maior afastamento do Z-4.

    Transmissão: ao vivo no SporTVe no Premiere para todo o Brasil.

    Tempo Real: todos os lances no ge clique aqui para acompanhar.

    Escalações prováveis

    Mirassol – técnico: Mozart

    Com três titulares suspensos, o técnico Mozart terá que mexer no time após repetir as escalações nos três últimos jogos. Para substituir os dois volantes, Yuri e Danielzinho, há três opções mais prováveis no setor: Flávio, Leandro Vilela e uma eventual reestreia de Neto Moura, anunciado nesta semana. Para o ataque, na vaga de Zé Roberto, Kauan deve ganhar a disputa, que tem Fernandinho correndo por fora.

    Provável escalação: Alex Muralha; Lucas Ramon, Thalisson Kelven, Luiz Otávio e Guilherme Biro; Flávio, Leandro Vilela (Neto Moura), Chico Kim e Gabriel; Negueba e Kauan (Fernandinho).

    Quem está fora: Yuri Lima, Danielzinho, Zé Roberto e Cristian (suspensos pelo terceiro amarelo); Rodrigo Sam e Reniê (lesionados).

    Pendurados: Fernandinho, Alex Muralha, Vico, Thalisson Kelven, Mozart e Negueba.

    Sampaio Corrêa – técnico: Márcio Fernandes

    Duas alterações são projetas na formação titular do Sampaio: no meio-campo, sem o suspenso Marcinho, Eloir e Neto Paraíba disputam posição. O primeiro é favorito a contar pelas últimas escolhas do treinador boliviano. No ataque, Pimentinha não viajou por fadiga muscular e Ytalo, artilheiro do time com seis gols na Série B, volta a equipe após cumprir suspensão.

    Provável escalação: Luiz Daniel; Samuel Santos, Gustavo Henrique, Fábio Aguiar e Pará; Mikael, Ferreira e Eloir (Neto Paraíba); Ytalo, Henrique Rafael e Robinho.

    Quem está fora: Vinícius Alves e Getterson (restabelecimento parte física); Marcinho (suspenso); Pimentinha (fadiga muscular)

    Pendurados: Luiz Otávio, Neto Paraíba, Alyson e Robinho.

    Arbitragem

    • Árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano (RJ)
    • Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira (RJ) e Gustavo Mota Correia (RJ)
    • Quarto árbitro: Lucas Canetto Bellote (SP)
    • VAR: Philip Georg Bennett (RJ)

    ge/ma

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍