• setembro 29, 2023

    Ao discursar na tribuna da Câmara na sessão desta sexta-feira (29), o vereador Braz Amaral, cobrou agilidade por parte do executivo na realização do concurso público no Município.

    Braz Amaral afirma que há a necessidades urgentes de novos servidores para atender às demandas da população, e melhorar a eficiência dos serviços prestados.

    Ele disse que a espera está sendo muito longa para a realização do certame, já que todo o processo foi votado e autorizado pelo Legislativo. Segundo o vereador, existem diversas áreas que precisam de reforço, como educação, saúde, infraestrutura, entre outras. Ele ressalta que a realização do concurso público é a forma mais transparente e justa de selecionar novos funcionários, além de garantir estabilidade e melhorar a qualidade do atendimento ao público. Ainda segundo Braz Amaral, a realização do concurso público é uma demanda antiga da população e que espera que o executivo cumpra o compromisso de viabilizar o processo. Ele afirma que está acompanhando de perto as discussões sobre o tema e continuará cobrando para que a realização do concurso seja efetivada o mais rápido possível.

    O vereador também cobrou do executivo a reposição de medicamentos nos postos de saúde do Município, um outro tema abordado pelo vereador, foi a regularização de salários dos servidores Municipais, ele destacou que entende a crise em que passa os Municípios brasileiros, mas que o executivo precisa fazer um esforço para regularizar a situação.

    Braz Amaral finalizou o discurso parabenizando todos os  Munícipes pelo aniversário de 88 anos de emancipação politica de Santa Helena. “Um momento muito importante para nossa gente, a nossa querida Santa Helena completa 88 anos eu como vereador e cidadão desta terra, fico feliz em fazer parte desta história, que possamos acreditar em dias melhores e mais prósperos e acima de tudo de felicidade para a nossa população”. disse o vereador Braz Amaral

    Via Jamil Júnior


    A Prefeitura Municipal de Central do Maranhão e o Conselho Municipal dos dDreitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, informa que o local da votação para eleição do Conselho Tutelar será na escola Raimunda Ribeiro Dias no bairro da Agrovila.

    A eleição para escolha de membros ao cargo de Conselheiros Tutelar, acontece no dia 01 de Outubro com início das 8 hrs da manhã até 17 hrs.

    Vale ressaltar que os documentos necessários para votação é o título de eleitor e documento com foto.

    Faça sua parte como cidadão, e não deixe de votar, pois irá se definir os representantes dos direitos das crianças e adolescentes do Município de Central do Maranhão.


    Em 26 de setembro, o Ministério Público do Maranhão expediu Recomendação aos proprietários das embarcações, que operam na travessia de São Luís para Alcântara, para implementarem um sistema de identificação dos remetentes e destinatários das encomendas transportadas. No documento de controle, devem constar o registro das informações da carteira de identidade, CPF ou carteira de habilitação e endereço. Assinou a manifestação o promotor de justiça Raimundo Nonato Leite Filho.

    As empresas também devem manter os registros detalhados e atualizados de todas as encomendas transportadas, incluindo o conteúdo e a data de transporte, conforme dispõe o Código Civil Brasileiro.

    Outro dispositivo indica que os proprietários devem colaborar com as polícias Militar, Civil e Federal, fornecendo informações para investigações relacionadas ao transporte de materiais proibidos ou substâncias ilícitas, em conformidade com a legislação penal que trata do tráfico ilícito de drogas.

    Os funcionários e tripulantes devem ser orientados quanto à importância de reportar imediatamente qualquer suspeita de transporte de materiais proibidos ou substâncias ilícitas às autoridades competentes, evitando, assim, responsabilidade civil e criminal por falta do dever de cuidado.

    Foi concedido prazo de 30 dias para os empresários do transporte marítimo informarem ao Ministério Público as medidas de segurança adotadas para prevenir o deslocamento de materiais proibidos ou substâncias ilícitas em suas embarcações, de acordo com as diretrizes do Código Civil Brasileiro.

    O promotor de justiça enfatizou que a manifestação tem caráter preventivo e visa a assegurar a integridade da atividade de transporte marítimo de passageiros e de mercadorias no trajeto de São Luís para Alcântara, bem como a segurança da população e a ordem pública.

    “A não obediência desta Recomendação poderá implicar a adoção das medidas legais cabíveis, inclusive a propositura de ações judiciais e a comunicação às autoridades competentes”, completou.

    Via Gilson Vieira


    No próximo dia 01 de Outubro acontecerá no Município de Cedral e em todos os Municípios do Brasil, a eleição para escolha dos membros do Conselho Tutelar.

    O prefeito Fernando Cuba destaca a importância da eleição do conselho tutelar, e convida para que todos possam exercer a sua cidadania.

    A votação acontecerá das 8 hrs da manhã e vai até às 17 hrs, nas sessões eleitorais dos seus povoados. O Município de Cedral terá 12 candidatos na disputa para o cargo de Conselheiro Tutelar.

    O prefeito Fernando Cuba ressalta para que à população não deixe de votar, pois nesse momento irá se definir os representantes dos direitos das crianças e adolescentes do Município de Cedral.

    Veja o vídeo na íntegra:

    O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Porto Rico do Maranhão divulgou os locais onde serão realizadas a votação para eleger os novos conselheiros. Os eleitores devem ficar atentos a sua sessão eleitoral para comparecer no dia do pleito, marcado para 1º de outubro, das 8h às 17h.

    Poderão votar os eleitores devidamente inscritos e aptos ao exercício do voto na Justiça Eleitoral, circunscritos no município de Porto Rico e tendo seu nome constado no caderno de votação, disponibilizado pela Justiça Eleitoral. É necessário estar munido de título de eleitor e documento com foto.

    São 11 candidatos que disputarão 5 (cinco) vagas para titulares e demais suplentes do Conselho Tutelar de Porto Rico. As eleições serão realizadas no dia 1° de outubro de 2023, das 8h às 17h, em escolas, na sede e zona rural do município.

    O seu voto não é obrigatório, mas é fundamental para a construção de um futuro prospero e seguro para nossas crianças e adolescentes. Não deixe de votar.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍