• Regionalidade em Foco – Projetos com base em temas integradores nas escolas de Porto Rico do Maranhão, inspiram os estudantes a conhecerem os seus antepassados

    O trabalho com temas integradores nas Escolas de Porto Rico do Maranhão tem contribuído para o desenvolvimento da educação no Município.

    Na Escola Henrique Alberto Pavão, esse projeto é pautado no Documento Curricular Integrado (DCI), do Arranjo do Desenvolvimento da Educação (ADE do Guarás), utilizado como referencial para os 10 municípios que compõem o Arranjo.

    Através do projeto “A Cultura e a Identidade na Comunidade Quilombola”, dialoga-se com práticas e situações culturais, reconhecendo comunidades remanescentes quilombolas e entendendo a importância da preservação e das tradições desses povos.

    Os estudantes dos 4º e 5ºanos fazem pesquisas de campo para produção de textos, que serão apresentados em rodas de conversa com toda a comunidade local.

    Os professores envolvidos no projeto destacam o apoio que a direção da escola tem dado ao projeto. Além disso, citam a Secretaria de Educação como parte importante na construção de tão importante projeto para o aprendizado dos alunos e para que a comunidade conheça a sua própria história. A gestora disse que, após os relatos dos moradores mais antigos, os alunos se interessaram ainda mais em conversar com outras pessoas e, assim, terem um maior conhecimento dos seus antepassados.

    Conhecer a história dos quilombos é valorizar a cultura negra além da escravidão, possibilitando ao aluno descobrir um relato plural, como a dos quilombolas pelo direito a suas terras, cultura e identidade”. E é isso que esse projeto está fazendo no quilombo Sumaúma: ajudando os alunos e a comunidade no conhecimento de si mesmos, a partir dos relatos dos seus pais e moradores em geral.

    Deixe uma resposta

  • De Segunda a Sexta

  • Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍