Porto Rico do Maranhão recebe consultoria do SEBRAE, que realizará a roteirização turística do Município


A Prefeitura de Porto Rico-MA, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, recebeu nos dias 11 e 12 de junho, a consultora do SEBRAE Roseane Maia para dar início na roteirização turística do município, para que o mesmo possa se consolidar como membro destaque no Polo Floresta dos Guarás.

Esse trabalho já foi realizado em alguns municípios que compõem o polo. “A necessidade de realizar esse mapeamento se dá com o intuito de criar um roteiro definitivo que oferte os atrativos do município, desde sua sede até as comunidades tradicionais.

Visa também, diversificar os atrativos e realizar um diagnóstico preciso da demanda por qualificação profissional nessas comunidades”, ressalta a consultora Roseane Maia. Acompanhada pela coordenadora de Turismo, Fernanda Carvalho e pelo assessor Victor Rabelo, a visita se iniciou pelo Porto da Pedreira, principal ponto de escoamento da economia de Porto Rico, porta de entrada de mariscos e pescados e que, agora, receberá uma obra de construção de seu cais definitivo, de acordo com a ordem de serviço assinada pelo Governador Carlos Brandão, percorrendo as comunidades Rabeca, Cateaua, Engenho do Porto, e ainda em visita técnica mapeamos os rios de águas cristalinas que o município possui.

A consultora do SEBRAE, Roseane Maia, ladeada pelo Agente Ambiental, Victor Rabêlo e pela coordenadora de Turismo, Fernanda Carvalho.

Foi feito o reconhecimento das comunidades de Cateaua, para que a consultora pudesse conhecer o Porto Flutuante que se encontra em obras e a igreja centenária de Santa Luzia, onde há o levantamento do mastro durante o festejo.

Na comunidade Rabeca, visitou-se a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, onde foi constatada a historicidade da mesma. De lá partiu-se para o Balneário Remanso para que fosse feitas observações acerca do estado de conservação e que a solicitação de reforma no mesmo já havia sido solicitada junto à Prefeitura. Esses são passos importantes para o diagnóstico da região em relação à infraestrutura turística do município, porque a partir da observação, poderá ser feito uma análise precisa da concepção de um roteiro de visitação.

A seguir, a visita se deu na comunidade Santa Maria dos Vieiras, onde foi apresentado à consultora o rio Fonte Grande, localizado no povoado.

E se encerrou na comunidade quilombola Engenho do Lago, onde a líder comunitária D. Maria Ribamar, conhecida carinhosamente como D. Maria Baixinha, acolheu os representantes na visita, deu entrevista para a consultora e finalizou com um ótimo café da tarde.

E assim se deu a visita técnica de roteirização do Município de Porto Rico do Maranhão. Agora todos estão ansiosos pela resposta do SEBRAE e pelo seu diagnóstico no que tange a criação de um roteiro turístico personalizado.

Deixe uma resposta

  • De Segunda a Sexta

  • Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍