Nos últimos dias, a corrida eleitoral em Pinheiro ganhou um novo capítulo com a divulgação de informações distorcidas sobre uma pesquisa encomendada pela Rádio e TV Difusora e realizada pelo Instituto Inop Previsão. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº MA-04559/2024, a pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de julho de 2024, envolvendo 516 eleitores.
Os dados da pesquisa revelam um cenário favorável para o candidato a prefeito André da Ralpnet, do Podemos. No cenário espontâneo, André lidera com impressionantes 38,57%, apresentando uma vantagem de mais de 15 pontos em relação ao segundo colocado. Quando analisado o cenário estimulado, a vantagem se amplia ainda mais, com André abrindo uma diferença superior a 20 pontos.
Entretanto, em uma tentativa desesperada de desacreditar o candidato líder, blogs aliados ao atual prefeito Luciano Genésio têm divulgado o cenário espontâneo como se fosse o estimulado. Essa estratégia antiga de manipulação visa confundir a população e tentar desestabilizar a campanha de André.
A pesquisa foi publicada no dia 1º de agosto e, apesar das tentativas de desqualificação por parte da oposição, a verdade rapidamente se espalhou pelas redes sociais, evidenciando o desespero dos adversários que não conseguem crescer nas pesquisas.
Com apenas 40 dias até as eleições, essa manobra revela não apenas a fragilidade dos adversários, mas também a força e a consolidação da candidatura de André da Ralpnet. Em tempos de informação instantânea e acesso fácil à verdade, fica claro que as tentativas de manipulação saíram pela culatra.
A população está atenta e consciente das manobras políticas, e parece que o candidato do Podemos está cada vez mais firme na liderança para as próximas eleições em Pinheiro.