• dezembro 13, 2024


    O ex-deputado Estadual Dr Leonardo Sá recebeu em sua residência nesta sexta-feira (13), o vereador reeleito de Bequimão Sassá.

    Leonardo aproveitou o encontro para parabenizar o amigo vereador, e desejar a ele muito sucesso em mais um mandato.

    Na eleição de 2022, que Leonardo foi candidato a Deputado Estadual, Sasá foi um grande apoiador seu no Município.

    Nas redes sociais Dr Leonardo agradeceu a visita do vereador, e disse que tiveram uma conversa muito produtiva, principalmente sobre eleições 2026.


    Atendendo pedido do Ministério Público do Maranhão, feito em Ação Civil Pública, a Justiça determinou, em 28 de novembro, a suspensão da nomeação, no prazo de 15 dias, de 13 servidores da Prefeitura de Cururupu. Assinou a manifestação ministerial a promotora de justiça Samira Mercês dos Santos. A decisão liminar foi proferida pelo juiz Azarias Cavalcante de Alencar.

    Em caso de descumprimento foi estabelecido o pagamento de multa diária no valor de R$ 2 mil reais, limitada a R$ 100 mil.

    SERVIDORES

    Devem ser afastados dos cargos os seguintes servidores: José Ribamar Mendes Junior (lotado na Secretária Municipal de Educação, sobrinho do prefeito Aldo Luís Borges Lopes); Laelton Martins Silva (lotado na Secretaria Municipal de Cultura, cunhado do prefeito); Andre Guilherme Ramos Pestana (lotado no gabinete do prefeito, irmão do vice-prefeito Andre Gustavo Ramos Pestana); Valdenor Ramos Machado (lotado na Secretaria Municipal de Obras, tio do vice-prefeito); Kenner Luis Rabelo (lotado na Secretaria Municipal de Assistência Social, primo do vice-prefeito); Ranulfo José Rabelo Pestana (lotado na Secretaria Municipal de Saúde, primo do vice-prefeito).

    Também devem ser exonerados Flávia Cristina de Oliveira (lotada na Secretaria Municipal de Cultura, filha da secretária municipal de Assistência Social Maria de Nazaré Marques Oliveira; Silvanilce Braga Chaves (lotada na Secretaria Municipal de Cultura, igualmente filha da secretária municipal de Assistência Social); Adriana Soares Alves (lotada na Secretaria Municipal de Saúde); Daniel Francisco de Carvalho Pessoa (lotado na Secretaria Municipal de Saúde, filho do vereador Francisco Sampaio Pessoa); Letícia Carneiro Pessoa (lotada na Secretaria Municipal de Assistência Social, nora do

    vereador Francisco Sampaio Pessoa); Laisa Helena Braga Miranda (lotada na Secretaria Municipal de Educação, cônjuge do vereador Aldo de Jesus Ferraz Almeida); Jessica Lopes (lotada na Secretaria Municipal de Agricultura, cônjuge do vereador Josean Almeida Costa).

    AÇÃO

    O MPMA ingressou com ACP contra o Município de Cururupu, o prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores Antonio Carlos de Jesus Silva pela prática de nepotismo nas nomeações para cargos comissionados.

    De acordo com o pedido, parentes do prefeito, do vice-prefeito e de vereadores e outros agentes públicos foram nomeados, supostamente, como troca de favores políticos.

    O Ministério Público afirmou que as nomeações violam os princípios constitucionais da moralidade, impessoalidade e configuram desvio de finalidade, razão pela qual requereu, como medida liminar, indisponibilidade de bens dos réus e a suspensão das nomeações.

    O jornalista, radialista e pesquisador João Filho, será homenageado mais uma vez pela Câmara Municipal de São Luís. Desta vez a Câmara irá entregar a Medalha Simão Estácio da Silveira, maior e mais importante honraria dada pelo Legislativo Municipal a um profissional, autoridade ou personalidade.

    João Filho também já foi homenageado em junho deste ano pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Ludovicense. A indicação da Medalha, assim como do Título de Cidadão Ludovicense é de autoria da vereadora de São Luís, Fátima Araújo.

    QUEM É JOÃO FILHO?

    João Filho é natural da comunidade Floresta, zona rural do município de Bequimão, na Baixada Maranhense, nascido em junho de 1975. Filho do agricultor e pescador Benedito Pereira (Bitão) e da agricultora e servidora pública aposentada Joana Pereira, Em junho de 2014 ele recebeu o Título de Cidadão Ludovicense das mãos da vereadora Fátima Araújo na Câmara Municipal de São Luís-MA.

    Formado em jornalismo pela Faculdade Estácio de Sá em São Luís, João filho tem uma trajetória profissional grande, passando por rádios do Rio de Janeiro, Viana-MA, Bequimão-MA e São Luís, onde realizou um execente trabalho jornalístico. Atualmente edita o Portal G7 e presta serviço de Assessoria de Comunicação a órgãos públicos e privados.

    TRAJETÓRIA NA COMUNICAÇÃO

    Em 2005, João Filho mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou nas rádios Carioca AM 710, Livre 1440 AM, Fluminense AM 540 e Opção News FM 106,3. Antes disso, passou pelas rádios comunitárias Ilha do Amor FM e Bequimão FM.

    De volta ao Maranhão em 2012, a convite do empresário e radialista Léo Felipe, João Filho passou a trabalhar na Mais FM. Depois ainda trabalhou nas rádios Maracu FM (Viana-MA), Capital AM, Difusora AM, Educadora AM, Timbira AM, Cidade FM e Nova Fm (Difusora News FM).

    HOMENAGEM

    No mês em que completa 405 anos de existência, a Câmara Municipal de São Luís irá realizar na noite da próxima quarta-feira (18), uma solenidade de entrega da Medalha de Mérito Simão Estácio da Silveira, em reconhecimento aos ludovicenses que contribuíram para o desenvolvimento da na capital maranhense em 2024 nas mais diferentes áreas de atuação.

    CRIAÇÃO DA COMENDA

    A medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela Resolução 05/95 do plenário. Maior e mais importante homenagem do Legislativo Municipal, é destinada às personalidades locais, nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído para o desenvolvimento e a melhoria do município de São Luís. Em cada período legislativo, os vereadores, individualmente, outorgam a medalha para até três personalidades.

    Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente da Câmara de São Luís, segundo registros históricos. Tais registros assinalam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal, tão importante para a história política de São Luís e do Maranhão, deu-se em 9 de dezembro de 1619.

    Na noite desta quinta-feira, o Prefeito eleito de Pinheiro André Da RalpNet esteve reunido com vereadores da Legislatura 2025-2028, para alinhar ações voltadas ao crescimento do município. O entendimento do novo gestor com os vereadores, é para que todos estejam trabalhando juntos, firmes no desenvolvimento da nossa Cidade, na certeza de que Pinheiro será reconstruída.

    André que caminha para fazer uma gestão de muito sucesso, tem um bom diálogo e entendimento com a classe política, e agora consolida ainda mais esse entendimento ao receber essa grande quantidade de apoios à sua gestão. O desejo do prefeito eleito é de muita harmonia entre os poderes.

    André da RalpNet agradeceu o apoio de todos os parlamentares, e disse que eles são extremamente importantes para uma gestão de êxito.

    Participaram do encontro, os vereadores Sandro Lima, Riba do Bom Viver, Abdias de Jesus, Albininho, Eduardo Da RalpNet, Edinildo, Diassis Serrão, João do Vale, Guto, Jaelson Araújo, Kemilson, e Rubemar Ribeiro. A vereadora Fabricia do Sindicato que também tem o mesmo entendimento, não fez parte do encontro por motivos de força maior.

    Também estiveram presentes na reunião, o novo secretário de Articulação Política do Município Madson Renan, O ex-deputado Dr Leonardo Sá, o novo secretário de Governo Carlos Ferreira, e o novo secretário de Saúde Dr Eduardo Sá.

    O prefeito de Porto Rico do Maranhão Aldo Brown, não cansa de trabalhar e cuidar do Município.

    A cada dia que passa, o gestor surpreende ainda mais os munícipes com suas lindas e importantes ações.

    Além do cuidado com a infraestrutura, que hoje vive uma nova realidade, o prefeito ofereceu a cada cidadão uma linda decoração natalina.

    Porto Rico já está vivendo o espírito de Natal, e as famílias estão amando as decorações.

    Porto Rico do Maranhão se destaca mais uma vez na região do litoral, desta vez com uma das mais bonitas decorações natalinas.

    Mais uma vez o gestor não deixa passar despercebido as celebrações e os momentos importantes, e com isso é claro que o Natal já começou em Porto Rico do Maranhão.


    No dia 19 de dezembro, termina o prazo para a diplomação das candidatas eleitas e dos candidatos eleitos no 1º e no 2º turno das Eleições Municipais de 2024. Essa é a data final, que consta do calendário eleitoral, para que as pessoas eleitas recebam o respectivo diploma da Justiça Eleitoral para que possam assumir os cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito nos 5.569 municípios do país onde houve eleições neste ano.

    No caso de eleições municipais, cabe às juntas eleitorais de cada cidade realizar a diplomação. Em São Luís, a cerimônia, que será transmitida ao vivo pelo canal TRE-MA do youtube, está marcada para o dia 17 de dezembro, às 16h, no auditório da FIEMA (retorno da Cohama).

    Já em Imperatriz, a diplomação acontece dia 11/12, às 18h, no Vitória Eventos (Avenida da Liberdade, 476 – Jardim Morada do Sol).

    A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta quem são, efetivamente, as eleitas, os eleitos e os suplentes nos cargos, com a entrega do diploma assinado. Com a diplomação, as eleitas e os eleitos se habilitam ao exercício do mandato para o qual se candidataram no pleito de 2024.


    Em atividade de fiscalização de rotina no Aeroporto Cunha Machado, em São Luís, a Policia Federal efetuou a prisão de uma mulher, na tarde de quarta-feira (11/12), quando esta chegava na capital maranhense, em voo da Latam, proveniente de São Paulo,  transportando mais de 32 kg de haxixe, acondicionados em 2 malas.

    A acusada, de 19 anos, apresentou comportamento suspeito durante o desembarque, o que levou os policiais federais a abordagem.

    Após a prisão em flagrante, como incursa nas penas do art. 33 da Lei de Drogas, a presa foi encaminhada a Central de Custodia.


    Na tarde dessa quarta-feira (11), um trabalho realizado pela Polícia Civil do Maranhão resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão, além de um mandado de prisão temporária contra um homem suspeito de participação em um roubo ocorrido na cidade de Buriticupu, a 416 km de São Luís.

    De acordo com o delegado Jessé Soares, chefe da Delegacia Regional de Buriticupu, no dia 28 de novembro deste ano, o preso, acompanhado de um comparsa, praticou o crime com violência, utilizando uma arma de fogo. Na ocasião, a dupla subtraiu diversas joias avaliadas em mais de 20 mil reais.

    Durante as investigações, a polícia descobriu a identidade dos suspeitos e constatou que residiam nas cidades de Açailândia e Imperatriz.

    Com as ordens judiciais em mãos, os policiais civis cumpriram o mandado de busca e apreensão na cidade de Imperatriz e, em seguida, realizaram a prisão do suspeito em Açailândia.

    As investigações continuam com o objetivo de identificar outros autores do roubo e os receptadores das joias.


    Quatro postos de combustíveis apresentaram evidências de fraudes eletrônicas nas bombas durante uma operação realizada na terça-feira (11) no Maranhão.

    A investigação revelou práticas criminosas, até então mais comuns em estados como São Paulo, envolvendo a instalação de chips adicionais que manipulavam as medições e entregavam menos combustível do que o indicado ao consumidor.

    Durante as fiscalizações, oito postos foram inspecionados, sendo que quatro apresentaram evidências de fraudes – como a utilização de dispositivos adulterados. Nos locais, foram apreendidos 26 pulsers manipulados, além de seis placas eletrônicas, uma delas com fio adicional usado para alterar os volumes de combustível.

    A ação foi realizada pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP) e a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA).

    Outros cinco postos suspeitos de irregularidades estavam fechados no momento da operação, levantando ainda mais suspeitas.

    g1/ma

    O ex-Deputado Estadual Dr Leonardo Sá, esteve participando na noite desta quinta-feira da cerimônia de diplomação do prefeito eleito, André da RalpNet e do vice Paulo Lobato, a solenidade aconteceu no auditório da UFMA.

    Dr Leonardo que estava acompanhando da sua esposa Dra Hyanka Padre, e do seu irmão Dr Eduardo Sá que será o novo secretário de Saúde do Município, aproveitou a oportunidade para desejar muito sucesso a André e toda a sua equipe.

    Leonardo Sá disse ter certeza de que André fará uma gestão histórica, que vai se destacar como a melhor de todos os tempos.

    O ex-deputado também aproveitou para parabenizar, e desejar sucesso aos vereadores eleitos e reeleitos que também foram diplomados.

    Categoria sem nenhum post

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍