• fevereiro 28, 2025

    A Prefeitura de Pinheiro antecipou, nesta sexta-feira (28), o pagamento dos salários referentes ao mês de fevereiro para servidores efetivos, contratados e comissionados.

    A medida reforça o compromisso da gestão “Reconstruir e Avançar” com a valorização dos profissionais que desempenham funções essenciais para o desenvolvimento do Município.

    Além disso, a antecipação dos salários contribui para movimentar a economia local, principalmente no período carnavalesco que beneficia o comércio e fortalece a renda das famílias Pinheirenses. A Prefeitura seguirá adotando ações que visam promover melhores condições para os servidores, e o crescimento sustentável da cidade.


    Um homem acusado de abusar sexualmente da própria enteada foi condenado a 19 anos e meio de prisão. A mãe também foi condenada a 14 anos de prisão por omissão em relação aos crimes cometidos.

    Segundo o Tribunal de Justiça, os abusos aconteceram desde que desde que a criançatinha 10 anos de idade, se prolongando por anos. A denúncia foi feita no dia 11 de julho de 2024.

    Durante o depoimento no Conselho Tutelar, a vítima demonstrou sinais de nervosismo e medo ao ver a mãe e o padrasto, indicando a presença de abuso psicológico. A irmã mais velha da menina confirmou os abusos e comportamentos suspeitos do padrasto.


    O turismo no Maranhão registrou crescimento significativo entre 2016 e 2023, segundo o estudo Panorama do Turismo no Maranhão: Análise Econômica do Setor (2016-2023), divulgado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).

    De acordo com o levantamento, o estado contabilizou 409 mil viagens nacionais em 2023, um aumento de 44,2% em relação a 2021. A maioria das viagens (88,6%) teve motivação pessoal, principalmente visitas a parentes e amigos (36,6%) e lazer (21,1%). Entre as opções de lazer, os destinos de “sol e praia” foram os mais procurados.

    A pesquisa também revelou que 71,3% dos deslocamentos ocorreram dentro do próprio estado, enquanto 28,7% foram interestaduais, com destaque para turistas vindos do Pará, Piauí, Tocantins, Goiás e São Paulo. O Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, foi identificado como a principal porta de entrada de visitantes, com uma média anual de 810 mil passageiros no período analisado.

    No aspecto econômico, o setor turístico maranhense registrou 221,4 mil pessoas ocupadas no quarto trimestre de 2023, colocando o estado na quarta posição no Nordeste em número de trabalhadores na área. O Maranhão ficou atrás da Bahia (577,8 mil), Ceará (387,7 mil) e Pernambuco (365,4 mil). No entanto, o estudo aponta que 78,3% dos trabalhadores do setor atuam de forma informal.

    O levantamento também destaca iniciativas para fortalecer o turismo no estado, como a implementação da Rota dos Lagos e a ampliação da Rota das Emoções, que buscam diversificar os destinos e impulsionar a economia em diferentes regiões. Além disso, o reconhecimento dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco, em 2024, representa um avanço estratégico para atrair mais turistas e investimentos internacionais.

    Com base nesses dados, o estudo do Imesc servirá como ferramenta para a formulação de políticas públicas e estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável do turismo no Maranhão, consolidando o estado como um destino em ascensão no cenário nacional e internacional.


    A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da Delegacia de Polícia de Mirinzal, realizou na tarde desta quinta-feira (27) , uma ação policial que tinha como objetivo cumprir um mandado de prisão temporária e de busca e apreensão contra um indivíduo alvo de uma investigação que apura os crimes de estupro de vulnerável e tráfico de drogas.

    Durante o cumprimento das ordens judiciais ,os policiais apreenderam na residência do investigado, 169 porções de maconha prontas para comercialização. Diante do fato , o homem também foi autuado pelo crime de tráfico de entorpecentes.

    Após os procedimentos de praxe na delegacia, o preso foi encaminhado ao Sistema Penitenciário, onde permanecerá à disposição da Justiça.


    MUNDO – O Papa Francisco teve uma crise isolada de tosse no início da tarde desta sexta-feira que resultou em um episódio de vômito com inalação e um agravamento momentâneo do quadro respiratório, segundo boletim médico divulgado pelo Vaticano. Durante a manhã, o Pontífice alternou entre fisioterapia respiratória e oração na capela, onde recebeu a Eucaristia.

    “O Santo Padre foi prontamente submetido a broncoaspiração e iniciou a ventilação mecânica não invasiva, com uma boa resposta nas trocas gasosas”, afirma o documento.

    Segundo o Vaticano, ele permaneceu vigilante e orientado, colaborando com todas as manobras terapêuticas, mas a previsão ainda permanece reservada.

    Mais cedo nesta sexta-feira, uma fonte do Vaticano confirmou que o Papa não está mais em estado crítico, mas seu prognóstico continua reservado, duas semanas depois de ele ter sido hospitalizado com pneumonia nos dois pulmões.

    “O estado continua complexo. Ele não está mais em estado crítico (…) mas o prognóstico continua reservado”, disse a fonte, acrescentando que o Pontífice argentino de 88 anos “continua com seu tratamento e fisioterapia respiratória”.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍