• maio 23, 2025

    Ministério Público do Maranhão — Foto: Divulgação/MPMA

    O Ministério Público do Maranhão (MPMA) está com inscrições abertas para o concurso público que visa preencher vagas para o cargo de Promotor de Justiça Substituto. A função tem como foco a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e de direitos sociais e individuais indisponíveis, como saúde, educação e meio ambiente.

    A remuneração é de R$ 32.350,30, com possibilidade de lotação em qualquer comarca do estado, conforme a necessidade do MP.

    Requisitos

     

    Os candidatos devem ter diploma de bacharel em Direito e comprovar pelo menos três anos de atividade jurídica, conforme a Resolução nº 40/2009 do CNMP. São consideradas atividades jurídicas, entre outras:

    1. Exercício da advocacia com atuação mínima em 5 causas por ano;
    2. Cargos ou funções que exijam conhecimento jurídico;
    3. Atuação como conciliador, mediador ou árbitro por no mínimo 16h mensais durante 1 ano;
    4. Serviço voluntário jurídico em órgãos públicos;
    5. Conclusão de curso de pós-graduação reconhecido por entidades como OAB ou Escolas da Magistratura e do Ministério Público.

     

    Inscrições e etapas 📆

     

    As inscrições vão até o dia 4 de junho de 2025.

     

    A prova objetiva será aplicada em São Luís no dia 20 de julho. O cartão de informação do candidato estará disponível a partir de 8 de julho. Candidatos aprovados passarão por provas discursivas, previstas para 31 de agosto e 1º de setembro, com informações divulgadas no dia 25 de agosto

    A Polícia Civil prendeu, na tarde da última segunda-feira (19), um homem suspeito de extorquir e constranger mulheres por meio das redes sociais em Santa Luzia do Paruá, no Maranhão. De acordo com as investigações, ele ganhava a confiança das vítimas, obtinha material íntimo e passava a chantageá-las, exigindo dinheiro ou relações sexuais sob ameaça de divulgar as imagens.

    Uma das mulheres, que já havia tido fotos vazadas, ajudou a polícia a montar uma operação que resultou na prisão em flagrante do acusado em uma churrascaria da cidade.

    “Passei por um inferno nas mãos dele”, declarou a vítima aos policiais. O crime está sendo investigado com base na Lei Carolina Dieckmann (Lei 12.737/2012), que prevê até 10 anos de prisão em casos de invasão de dispositivos e divulgação de conteúdo íntimo sem consentimento.

    A polícia apura agora se há outras vítimas, uma vez que há indícios de que o suspeito agia da mesma forma há bastante tempo. O caso segue sob investigação.

    Uma briga entre vizinhos por causa de um terreno resultou em duas mortes, na manhã da última quarta-feira (21), na invasão do Nogueira, em Itapecuru-Mirim.

    Segundo relatos, a discussão evoluiu para violência quando um dos envolvidos efetuou um disparo de espingarda bate bucha contra o vizinho. A esposa da vítima, ao presenciar a cena, reagiu atingindo o autor do disparo com um golpe de facão.

    Ambos os homens morreram: o primeiro, atingido pelo tiro, chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Regional, mas não resistiu; já o autor do disparo morreu ainda no local após ser golpeado.

    Na residência dele, a polícia encontrou um verdadeiro arsenal: um rifle calibre 22, quatro espingardas bate bucha, dois canos de espingarda e ferramentas. O caso está sendo investigado pelas autoridades locais.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍