Polícia civil do Maranhão realiza curso de condutores de cães de detecção de substâncias

Polícia civil do Maranhão realiza curso de condutores de cães de detecção de substâncias

16 de fevereiro de 2021 0 Por Daniel Santos

A Polícia Civil do Maranhão(PCMA) realizou, na manhã desta segunda-feira (15), a abertura do Curso de Condutores de Cães de Detecção de Substâncias, na Academia de Polícia Civil (Acadepol). O curso ocorre do dia 15 a 24.02.2021 e conta com participantes da Polícia Civil do Maranhão e Santa Catarina, Polícia Militar do Maranhão e Pará, Guardas Municipais de Marabá, e Castanhal/PA, de São José de Ribamar/MA, Polícias Penais do Maranhão e Tocantins.

O curso é voltado para policiais que trabalham ou irão trabalhar com cães e será ministrado em período integral (08 às 18h), com carga horária de 60h, na Academia de Polícia Civil (Acadepol), em São Luís/MA. Os três dias iniciais voltados para teoria e os demais combinam a teoria com exercícios práticos com os cães policiais.

Conforme Diego Santos, investigador de polícia que é instrutor do curso e foi quem iniciou o trabalho com K9 na PCMA, o período do curso é suficiente para um bom treinamento e permitirá que os colegas saiam com as informações necessárias para atuar com os cães policiais.

No Maranhão, o trabalho com cães policiais foi iniciado em 2017, quando foi adquirido o primeiro K9, no mês de janeiro, que passou a atuar na Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc). Desde então, o investigador trabalha em parceria com o cão farejador Viny. Antes, Diego fez cursos, nos moldes desse que ocorre agora, nos estados de Minas Gerais e Santa Catarina, e já atuou como instrutor, em diversos cursos pelo país.

De acordo com o delegado Cristiano Moreira Fontenele Albuquerque, Diretor da Acadepol, “esse curso nasceu da provocação do investigador Fábio Castro, responsável pelos cursos de formação da Academia, que o desafiou a realizarem um curso nesse que seria o período de carnaval. O desafio foi aceito e, com o esforço de toda a equipe, está sendo iniciada mais essa jornada de formação dos nossos e de servidores de outras forças de segurança. O que é um ganho para a sociedade”, ressaltou o Diretor.

Participaram do evento o Delegado Geral Adjunto Operacional, Danilo Veras; os superintendentes da Senarc e SEIC, Breno Galdino e Ederson Martins, respectivamente; o Diretor da Acadepol, delegado Cristiano Moreira Fontenele Albuquerque.

Por Ascom / PCMA