• março 5, 2021

    Apesar do prefeito Zezildo Almeida (PTB), realizar uma grande campanha nas redes sociais para dizer o governo de Santa Helena vai bem, a realidade é totalmente o contrário

    Desta vez problema veio a público na manhã desta sexta-feira (5), o curral do matadouro público de Santa Helena, está lotado de gados que seriam abatidos para o abastecimento da cidade, a serra que serve para dividir os animais quebrou desde da última quarta-feira (3), e somente hoje sexta-feira, três dias após a quebra do equipamento e depois de muita pressão dos donos de gado e marchantes o governo Zezildo resolveu tomar providências.

    A serra foi levada para o concerto e segundo áudio de um dos marchantes, foi descartado a possiblidade de concerto da serra, pois o equipamento é muito antigo e já está bastante deteriorado.

    Com isso os proprietários de animais, que estão no curral do matadouro para o abate, terão que arcar com despesa de retirada do gado, isso por que a prefeitura terá que comprar um novo equipamento e até agora não estabeleceu um prazo para a reposição da peça.

    O abate de gado no matadouro é feito três vezes por semana, em média são abatidos sessenta animais, toda essa carne que abastece os inúmeros pontos de comercialização em Santa Helena, emprega muitos trabalhadores, que tiram o sustento dessa atividade.

    Os vereadores Mourinho Lobato e Braz Amaral estiveram no local e constatara que o problema na verdade é por falta de manutenção da peça, o matadouro foi reinaugurado em 2017 no início do primeiro mandato do prefeito Zezildo, no ano passado o Ministério Público do Maranhão firmou, em 13 de novembro, Termo de Ajustamento de Conduta com a Prefeitura, com a finalidade de providenciar a reforma e adequação do estabelecimento. Pelo documento, o Município terá que concluir as obras do espaço e instalações dos equipamentos até o dia 31 de agosto de 2021.

    No TAC, o Município de Santa Helena reconheceu a existência das irregularidades e se comprometeu a apresentar, no prazo de até 30 dias, projeto de construção, reforma e adequação do abatedouro frigorífico, para que seja aprovado pelo Serviço de Inspeção Municipal e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

    Também assumiu a obrigação de concluir as licitações para aquisição e instalação dos equipamentos do abatedouro público, além de executar as obras de engenharia e outros serviços necessários, seguindo as especificações do projeto, no prazo de 60 dias.

    Menos de um ano depois da assinatura do TAC, os problemas voltam a se repetir no matadouro.

     

    Por Jamil Júnior

    Moradores da rua das orquídeas no bairro Sarney Filho em Santa Helena, denunciam a falta de infraestrutura da via, e o estado de total abandono por parte do governo Zezildo Almeida, a lama e os buracos tomam conta da rua, ainda segundo moradores a falta de infraestrutura se estende pela maioria das ruas do bairro Sarney Filho.

    Sem ter a quem recorrer, um morador usou as redes sociais para denunciar e ao mesmo tempo, pedir uma providência da prefeitura de Santa Helena, apesar de ter prometido na campanha para a reeleição, que iria melhorar a infraestrutura dos bairros de Santa Helena o prefeito Zezildo parece que esqueceu a promessa e o povo é quem está sofrendo com a situação de abandono e falta de compromisso da atual gestão.

    Um outro problema é a falta de limpeza das vias do bairro, o mato toma conta das calçadas, o morador afirma que além dos buracos e da lama, a limpeza do mato é difícil acontecer no bairro, o que configura uma situação de

    abandono do bairro Sarney Filho.

     

    Por Jamil Júnior

    O prefeito de Pedro do Rosário Toca Serra mostrou força política e colhe os primeiros frutos para sua administração que iniciou este ano.

    Durante a tarde desta quinta-feira (04), ele recebeu uma nova ambulância para atender os moradores.

    Os veículo é fruto de uma emenda do deputado e presidente da assembleia do Maranhão Othelino Neto, e foi entregue ao prefeito em São Luis pelo governador Flávio Dino, durante cerimônia realizada para entrega de outras 14 novas ambulâncias para Municípios e UPAS nesta quinta-feira.

    Os veículos melhoram o transporte de pacientes e dão mais segurança as viagens entre hospitais num momento de agravamento da pandemia do coronavírus “Hoje estamos completando 320 ambulâncias entregues a isso significa que nos preocupamos com os serviços do governo do Estado e também em estender as mãos aos Municípios” – Afirmou o governador Flávio Dino em cerimônia no palácio dos leões.

    Em um vídeo gravado ao lado de Othelino, o prefeito Toca Serra agradeceu a destinação do veículo e disse que Pedro do Rosário já colhe frutos de um novo momento a partir de sua administração.

    “Agradeço ao nosso governador Flávio Dino e ao nosso presidente da assembleia Othelino Neto pela entrega de nossa primeira ambulância, o nosso povo precisa muito desse equipamento que ajudará ainda mais no combate contra a Covid-19. Concluiu.

    “Participamos da entrega de novas ambulâncias aos municípios Maranhenses, dessa vez nossa emenda parlamentar destinará o equipamento a Pedro do Rosário a apedido do prefeito Toca Serra, ficamos muito felizes pela conquista já que a cidade não conta com nenhuma em boas condições de uso quanto mais nesse momento onde tantas pessoas estão sendo infectadas pelo novo coronavírus e precisam permanentemente do auxílio do sistema público de saúde, comentou o deputado.

    Os veículos

    As ambulâncias tem capacidade para socorro no atendimento como unidade de terapia intensiva (UTI) e semi UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA). Ou seja São aptas a transportar pacientes de alto risco em emergências pré hospitalares, e/ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos.

    Os veículos tem toda a estrutura adequada para o transporte de paciente, incluindo macas, pranchas, umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio.

     

    Por Jailson Mendes

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍