• abril 28, 2021

    O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) vai realizar fiscalização nos municípios do Estado com menores percentuais de cobertura na campanha de vacinação contra o novo coronavírus (covid-19). A medida vai incluir também aqueles que deixaram de prestar informações obrigatórias ao órgão, em descumprimento da Decisão Normativa nº 39/2021, que normatizou o acompanhamento da vacinação contra a covid-19 por parte do TCE maranhense. Nesses casos também haverá o pagamento da multa prevista.

    No Município de Peri-Mirim é muito provável que o TCE vá fazer essa fiscalização, pois é um dos que menos vacina e não se vê uma certa transparência no combate a pandemia.

    Peri Mirim é 16º colocado da regional de pinheiro com 17 municípios, e ocupa o ducentésimo primeiro lugar, em todo o estado do Maranhão, ou seja, somente 16 Municípios Maranhenses apresentam índices piores que Peri-Mirim na vacinação.

    Peri-Mirim está colocado entre os piores Municípios no combate à prevenção disseminação e propagação do coronavírus, isso porque não existe um trabalho sério, e em apenas menos de quatro meses já dobrou o número de casos e mortes no Município.

    Sem raio X, sem Tomografia terceirizada na clinica do Chicão em pinheiro como tinha antes na gestão do ex-prefeito Geraldo Amorim, sem desinfecção em ruas avenidas praças e demais logradouros públicos, sem prevenção para evitar a disseminação e propagação do Covid, e com a falta de testes a população padece a cada dia.

    Diante de tudo isso, é importante que o TCE inclua o Município na lista dos que serão fiscalizados, pois a população pede socorro.

    Um empresário de 61 anos foi assassinado com um tiro no peito na madrugada desta terca-feira, 27 de abril no município de Bacuri, a cerca de 207 km da capital São Luis. Jamilton Pestana, muito conhecido na região foi vítima de um latrocínio (roubo que resulta em morte), após três bandidos armados invadirem sua residência.

    De acordo com a Polícia, a enteada da vítima, que estava na residência no momento do ato, informou que os bandidos utilizaram um alicate de pressão para arrebentar o cadeado da casa, e viraram uma das câmaras de segurança na tentativa de não serem identificados.

    á no interior da residência, os indivíduos presssionaram as vítimas para entregarem os pertences, inclusive dinheiro. Durante a ação crimisona, um dos suspeitos efetuou dois disparos, e o empresário foi alvejado no peito. Jamilton Pestana ainda chegou a ser socorrido, mais não resistiu à gravidade dos ferimentos.

    Segundo a Policia Militar, após matarem o empresário, os criminosos fugiram com dois aparelhos celulares, um notebook, uma caixa de som e uma bolsa. Não foi informado a quantia roubada pelos bandidos.

    A vítima é parente do ex-prefeito de Cururupu Francisco Pestana, e era um comerciante do ramo de material de construção no bairro de Campinho na cidade de Bacuri.

    A Polícia está investigando o caso, mais até o momento não tem pistas sobre o paradeiro dos criminosos. Ao ICURURUPU o Delegado Tiago, responsável pelas investigações, afirmou que não pode passar maiores detalhes nesse momento para não atrapalhar as investigações sobre a autoria do latrocínio.

    Via portal icururupu

    O Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral julgou na tarde desta terça-feira (27) o Mandado de Segurança nº 0600525-47.2020.6.10.0000 no qual o prefeito do município de Presidente Médici Janilson dos Santos Coelho, o “Dr. Caçula Coelho” pedia o reconhecimento da sua filiação partidária negado pelo juiz da 80ª Zona Eleitoral, João Paulo de Souza Oliveira, sob alegação de que o então candidato a prefeito ultrapassou o tempo hábil para ingressar numa agremiação partidária.

    De acordo com o procurador regional Eleitoral no Maranhão, Juraci Guimarães Júnior, ainda na pré-campanha, Dr, Caçula Coelho observou que seu nome não constava na lista oficial do Sistema de Filiação Partidária (FILIA) da Justiça Eleitoral. E, então, ingressou com uma ação própria na justiça pedindo o reconhecimento de filiação partidária [em lista especial].

    O pedido do Dr. Caçula foi negado pelo juiz de 1º grau, porém, Dr. Cacuça recorreu ao TRE-MA e no dia 23 de setembro de 2020, ainda durante o calendário eleitoral, uma decisão liminar do Juiz Substituto José Afonso Bezerra de Lima – acolheu a filiação do candidato ao partido Republicano, isso, até o julgamento do mérito.

    E nesta tarde, durante o julgamento do mérito, o MPE assegurou que filiação partidária é uma condição constitucional de elegibilidade, portanto, Caçula sequer poderia ter a candidatura deferida visto que não possuía inscrição em nenhum partido.

    O Relator do processo no TRE-MA foi o juiz Cristiano Simas de Souza que votou pelo indeferimento do reconhecimento de filiação partidária do Dr. Caçula Coelho, logo, o tornando inelegível.

    O voto do Relator foi acompanhado pela unanimidade dos membros da Corte Eleitoral maranhenses. De forma que o TRE-MA cassou o mandato do prefeito.

    – Efeitos práticos 

    Blog do Domingos Costa ainda não conseguiu apurar quais os efeitos práticos do resultado do julgamento no TRE-MA para saber como fica a situação política administrativa da prefeitura de Presidente Médici.

    No caso, se o prefeito deixa o cargo para o presidente da Câmara assumir até ser marcada outra eleição ou Dr. Caçula recorre da decisão e continua no cargo até o TSE – Tribunal Superior Eleitoral julgar o caso.

    – ABAIXO ASSISTA A ÍNTEGRA DO JULGAMENTO QUE INICIA NO MINUTO 50 E CONCLUI EM 1:41 (45 MINUTOS):

    Via Domingos Costa

    O prefeito de Porto Rico do Maranhão Aldo Brown assinou nesta segunda-feira (26), o termo de adesão de participação do Município no JEM`s 2021.

    Ao lado do coordenador de esportes Sildevan Passinho, do secretário de esporte Lian Passinho, do técnico da seleção e cordenador técnico do JEM,s Adir Serra Filho, do professor Augusto Sérgio e de um dos participantes de uma das modalidades Willian, o prefeito Aldo destacou a importância da participação do Município na competição, e os mais importantes pela primeira vez em mais de uma modalidade.

    Veja na íntegra o vídeo com todos os detalhes desse importante momento.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍