Nesta terça (15), dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa, o médico e deputado estadual, Dr. Leonardo Sá (PL), solicitou a implantação da Casa do Idoso, Lei nº 11.075/2019 sancionada pelo governador, Flávio Dino (PCdoB), fruto do seu Projeto de Lei n°. 196/2019, em todo o Maranhão.
Em tempos de pandemia a data ganha ainda mais relevância devido ao aumento das denúncias de crimes contra pessoas que são fragilizadas, sofrem negligência, abandono, abuso, violência física e psicológica. Muitas vezes em virtude de estarem acompanhados por pessoas não capacitadas para os cuidados diários nesta fase da vida.
A Casa do Idoso, que já é lei em todo o estado, prevê um ambiente em que pessoas da terceira idade possam ficar durante o dia, com todo o acompanhamento médico e atividades voltadas para o bem-estar delas, enquanto seus tutores trabalham, e a noite retornam aos seus lares para o convívio com seus familiares.
Contudo, por fazerem parte do grupo de risco, as ações em prol da Casa do Idoso foram adiadas, em virtude do distanciamento social. Assim que as atividades em sociedade voltarem ao normal, devido à crise sanitária mundial, o governo poderá iniciar o projeto e delimitar as condições de funcionamento, para minimizar a violência doméstica contra a pessoa idosa.
“A Casa do Idoso, fruto de nosso projeto de lei, surgiu da necessidade de proporcionar uma qualidade de vida melhor a esta faixa-etária. Com a pandemia e o isolamento social deste grupo de risco, este projeto foi adiado. Lembrando que é de suma importância para minimizar a violência contra a pessoa idosa. Pois, durante o período, teriam o auxílio dos profissionais de saúde e atividades apropriadas para a idade. E ao final do dia retornariam ao seu lar e teriam convívio com os familiares. Espero que em breve seja uma realidade em todo o nosso estado”, declarou o parlamentar.