• outubro 1, 2021

    Nesta sexta-feira (01), em que é comemorado o dia do Vereador, o presidente da Câmara Municipal de Alcântara Guterres Filho, aproveitou para fazer uma homenagem a todos os seus colegas de parlamento.

    O vereador disse que cada companheiro, é importante para que a Câmara possa desenvolver um excelente trabalho.

    Guterres Filho também aproveitou para lembrar sua trajetória na política, a onde foi eleito pela primeira vez em 2016, reeleito em 2020 e eleito no mesmo ano para presidente da Câmara do Município de Alcântara.

    O vereador agradeceu a população pela oportunidade de ser vereador, e reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando em prol de cada cidadão.

    “Neste dia (01), de outubro em que se comemora o dia do Vereador, eu só tenho a agradecer a Deus e a toda população de Alcântara por ter me dado a oportunidade de hoje ser um representante. Um vereador legitimamente eleito para representar o meu povo.
    Isso me enche de orgulho e felicidade, porque sei que venho desenvolvendo meu papel de representar, e trabalhar em prol de toda população.
    A minha vida na política teve início em 2016, quando disputei minha primeira eleição e obtive êxito, sendo eleito com 416 votos, e foi ali o início de nossa história, já em 2020 fui para reeleição na qual obtivemos 452 votos, e fomos reeleito, assim como tive êxito quando disputei a presidência da Câmara do nosso Município.
    E quero aqui reafirmar meu compromisso de continuar trabalhando em prol de nossa gente, agradecer Deus em primeiro lugar sempre por tudo, e a população de Alcântara pela oportunidade de hoje ser vereador”.
    Abraços do amigo, Guterres Filho.

    Instituto assegurava que o candidato do PDT a prefeitura de São Luís, Neto Evangelista, iria para o segundo turno em 2020, mas quando as urnas abriram a mentira foi revelada; mesmo método está sendo usado pela EXATA, agora, em favor de Weverton.

    Desde o inicio da noite desta sexta-feira (1º), o grupo midiático do senador Weverton Rocha, começou proliferar em rádios, blogs noticiosos e redes sociais uma pesquisa impostora fabricada nos porões do PDT, na Rua dos Afogados no Centro de São Luís.

    Os números fantasiosos são favoráveis ao pedetista e, obviamente, não retrataram a realidade.

    Essa mesma tática impostora com intuito de manipular a opinião pública foi usada de forma nefasta e rasteira na eleição Municipal de 2020 em São Luís, quando o PDT tentou ludibriar a população fazendo acreditar que o candidato a prefeito Neto Evangelista estava na frente.

    Ao abrir das urnas a verdade prevaleceu e a armação pedetista acabou escancarada. Em vez de Neto, como diziam as pesquisas do PDT,  foi para o segundo turno contra Eduardo Braide o candidato Duarte Júnior, que ficou em segundo.

    Embora fictícia, a pesquisa fabricada pelo PDT tem duas finalidades: a primeira é tentar pressionar Flávio Dino, mas o governador já está vacinado contra as artimanhas perversas pedetistas; o outro objetivo é tentar diminuir a repercussão negativa da aprovação nesta semana da Lei de Improbidade Administrativa, a qual Weverton Rocha foi o relator e apresentou parecer favorável se tornando vergonha nacional para Maranhão.

    Via Domingos Costa

    O delegado João Firmo acaba de confirmar que a Polícia Civil prendeu na tarde desta sexta-feira (01), mais um envolvido num assalto a uma agência do Banco Bradesco, ocorrido no município de Vitória do Mearim, em Agosto de deste ano. Na época, quatro bandidos mataram dois vigilantes e atiraram em uma cliente.

    Segundo informações da Polícia Civil, o suspeito preso também está sendo acusado de ter executado, a sangue frio, os dois vigilantes do estabelecimento, além de atirar na cabeça de uma cliente que estava no local. Ele foi preso pela Polícia Civil do Município de Paço do Lumiar, região metropolitana de São Luis.

    Ontem (30), um outro acusado foi preso em Imperatriz e o terceiro foi morto em confronto com a Polícia Militar de Arari, no início de setembro. Apenas um acusado continua foragido.

    O suspeito preso hoje foi identificado apenas como Anderson e será levado à Justiça.

    O crime

    O caso aconteceu na agência do Bradesco. Segundo a polícia, criminosos armados tentaram assaltar o banco e na troca de tiros mataram dois vigilantes da agência, identificados como Edson Nascimento Lima, de 40 anos, Kessio Carlos Fernandes Ribeiro, e ainda atiraram na cabeça de uma jovem conhecida como Yara, de 31 anos, que felizmente não morreu.

    A polícia informou que quatro bandidos participaram diretamente desse ato criminoso. Eles chegaram à cidade seguindo um carro-forte que foi abastecer a agência. Após o veículo deixar o local, os bandidos invadiram a agência e anunciaram o roubo. Os vigilantes reagiriam ao assalto, houve troca de tiros, e dois deles foram baleados e morreram no local.

    Via Jailson Mendes

    Nesta sexta-feira (01), o secretário Municipal de agricultura e pesca Givanilson Ferreira, o vereador Macário e os colaboradores, Rodrigo e Welberth estiveram realizando o emplacamento das áreas de proibição da pesca predatória.

    Desde a aprovação na Câmara do projeto do vereador Macário, é lei no Município a proibição da pesca predatória. Desde então a prefeitura vem trabalhando forte na fiscalização.

    Os serviços de emplacamentos de hoje foram nas pauseiras do Edi, Sarbambi, Biribá, Minerva, Buraco do Timóteo, Giachini, Manguarir, Rio Frio, Arecifes do fundo meio, e arrecifes de Porto Rico.

    A luta é para que os pescadores colaborem no cumprimento da referida lei, pois trata-se de preservar os locais de moradia e reprodução dos peixes e demais espécies marinhas.

    E o objetivo principal é que as futuras gerações de pescadores possam garantir seu sustento através da pesca de subsistência, pra isso é de suma importância manter esses locais preservados das ações predatória.

    A partir de cautelares interpostas pelo Núcleo de Fiscalização II (Nufis II) do TCE-MA, o pleno da corte maranhense deferiu medidas na reunião do dia 29 de setembro. O Nufis II constatou procedimentos atípicos na contratação de empresas para monitoramento de 39 doenças, com foco principal em COVID-19.

    Entre as constatações que motivaram as cautelares, estão: os editais de licitação e os termos de referência utilizados por diversos municípios maranhenses, nessas contratações, são nitidamente idênticos; os municípios não informaram com qual intenção a pesquisa será realizada; nenhuma das contratações menciona algum tipo de convênio, ação ou política que justifiquem a realização da pesquisa; entre outras.

    Dois desses processos ficaram com a relatoria do conselheiro-substituto Osmário Guimarães. O Processo 6.093/2021, referente ao município de Cururupu (MA), tem como responsáveis o prefeito Aldo Luís Borges Lopes, a secretária de Saúde, Luciana Setúbal Lopes, e o pregoeiro Gustavo Santos Medeiros, citados para apresentarem defesa em 15 dias.

    Ao deferir a medida cautelar, o conselheiro registra que “a representação encontra-se suficientemente demonstrada quanto aos pressupostos para a concessão de medida cautelar prevista na legislação”. Tiveram suspensão imediata os atos administrativos do Pregão Eletrônico, em especial a assinatura de contratos e/ou a realização de pagamentos, até a apreciação do mérito da Representação.

    Por Vandoval Rodrigues

    A prefeitura de Central do Maranhão finalizou a campanha setembro amarelo, mês de combate e prevenção ao suicídio, com uma importante programação.

    A programação de encerramento contou com a caminhada pela vida, e uma palestra na Igreja Batista.

    O objetivo principal foi conscientizar a população sobre, a prevenção ao suicídio, já que os números no Brasil aumentam a cada dia.

    São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

    O suicídio não é um fenômeno recente, mas os números têm impactado tão fortemente os órgãos internacionais de saúde que não há dúvidas, estamos diante de um grave problema de saúde pública.

    O intuito das ações da prefeitura foi passar um pouco da realidade que o Brasil vive, e conscientizar ainda mais a população do Município de Central do Maranhão.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍