• fevereiro 10, 2022

    Foram aprovadas na Câmara Municipal de Pinheiro, duas importantes indicações de autoria do vereador Felipe de Chicão (MDB), endereçadas a gestão pública, solicitando melhorias para o povoado Ilha das Cotias.

    A indicação 015/2022 solicita implantação das atividades educacionais na escola situada no povoado, a escola não funciona e os alunos precisam se deslocar com dificuldades para escolas da sede.

    Já a indicação 016/2022, pede que a prefeitura possa recuperar a estrada que dá acesso ao povoado, pois diante do caos os moradores sofrem com a trafegabilidade.

    O vereador Felipe diz que espera ter as indicações atendidas pela gestão, pois são benefícios importantes para os moradores.

    O prefeito afastado de Pinheiro, Luciano Genésio (PP), pode pegar pelo menos até 30 anos de prisão se for condenado à pena máxima somada pelos três crimes atribuídos a ele pela Operação Irmandade.

    Conforme revelou o ATUAL7, o gestor foi indiciado pela Polícia Federal por suposta prática de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

    Para peculato, de acordo com o art. 312 do Código Penal, a pena é de reclusão, de 2 a 12 anos, e multa. Já lavagem de capitais, segundo o art. 1º, caput, da lei 9.613/84, reclusão, de três a dez anos, e multa. E integrar organização criminosa, reclusão, de três a oito anos –que pode ser agravada para quem exerce o comando, individual ou coletiva da orcrim–, e multa.

    Sigiloso, o caso está sob relatoria do desembargador Cândido Ribeiro, do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região.

    A Operação Irmandade foi deflagrada em 12 de janeiro último, e cumpriu 11 mandados de busca e apreensão, incluindo endereços ligados a Luciano Genésio.

    Segundo a Polícia Federal, a investigação apura desvio de recursos públicos federais em contratos de R$ 38 milhões destinados à saúde e à educação do município.

    Ainda de acordo com a investigação, duas empresas contratadas pela gestão municipal e que seriam pertencentes ao próprio Luciano Genésio teriam transferido parte dos recursos públicos recebidos pela prefeitura para a conta pessoal do mandatário logo após os pagamentos.

    A PF diz que, ao tomar conhecimento de que era alvo de investigação, em vez de diminuir ou mesmo cessar os desvios, a organização criminosa ampliou a movimentação financeira ilícita.

    Foi pedida a prisão preventiva do prefeito de Pinheiro, mas a medida foi negada por Cândido Ribeiro. O magistrado decidiu como suficiente determinar o afastamento do gestor municipal do cargo, e a proibição de acessar ou frequentar as dependências da prefeitura, de manter contato com outros investigados e de se ausentar da cidade durante a apuração.

    Na única manifestação pública sobre o caso, Luciano Genésio diz ser “homem responsável e obediente às leis”.

    Fonte Atual7

    A prefeitura de Porto Rico do Maranhão por meio da secretaria Municipal de saúde, divulgou um novo calendário para vacinação infantil contra a covid-19.

    Nesta quinta-feira (10), a vacinação está acontecendo na UBS, do povoado Remanso, manhã e tarde e nesta sexta-feira (11), também no povoado Remanso só pela manhã.

    A procura pela vacinação infantil tem sido grande, e o Município segue avançando muito no combate à covid.

    A gestão do prefeito Aldo Brown, tem estado empenhada diuturnamente para combater o vírus e proteger as pessoas.

    Todas as medidas de prevenção estão sendo tomadas pela prefeitura, e a vacinação avança cada vez mais.

    A secretaria de Assistência Social de Porto Rico do Maranhão, teve a excelente ideia de criar o projeto sopão do bem, que tem como objetivo distribuir a população uma sopa de qualidade e saudável, preparada com muito carinho.

    Após atender vários povoados, chegou a vez da sede ser contemplada com o projeto, e na última terça-feira (08), a secretária Jaqueline Luz com todo o apoio de equipes da secretaria de Assistência Social, esteve fazendo a distribuição do sopão para os moradores, que ficaram felizes com a linda ação da secretária.

    Jaqueline Luz disse que é muito gratificante poder realizar o projeto, e ver o quanto as pessoas ficam felizes ao receberem o sopão.

    “É motivo de muita alegria poder está fazendo a distribuição do sopão, foi uma ideia que deu certo graças a Deus, e nós vamos intensificar cada vez mais, e atender toda a população de Porto Rico com o sopão do Bem, gostaria de agradecer a todas as pessoas que nos ajudam na execução do nosso lindo projeto” – disse Jaqueline Luz.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍