• dezembro 2, 2022

    Com a pré-temporada batendo as portas, o Sampaio enumera suas peças para inicia seus treinamentos pensando no ano de seu centenário. O clube até aqui priorizou as renovações e fez apenas quatro contratação.

    Neste momento, o Sampaio tem um elenco com 22 jogadores, sendo que 18 deste são remanescentes. Os únicos contratados até aqui foram Vinícius Alves (atacante ex XV de Piracicaba), Rafael Furtado (atacante ex-Santa Cruz), Emerson Souza (volante ex-Londrina) e Matheus Martins (atacante ex XV de Piracicaba).

    A lista de remanescentes tem Joécio, Pedro Carrerete, Alan Godói, Pará, Mateusinho, Maurício, Nádson, Pimentinha, Wesley Dias, Warley, Mauro Silva, Eloir, Luiz Daniel, Rafael Vila, Andrey, Gabriel Furtado, Eduardo e Erivelton. Deste a grande dúvida é sobre Mateusinho, que apesar de contrato tme sido bastante pretendido por clubes da Série A do Brasileiro.

    A tendência é que até a estreia na temporada, programada para o dia 11 de janeiro, contra o Iape, pelo Maranhense, o Sampaio adicione mais atletas a esta lista – pelo menos quatro. Já sobe o comando e participação do novo técnico, Felipe Conceição, que foi anunciado somente depois do anúncio destes atletas.

    Na temporada 2023, ano do centenário, o Sampaio tentará o tetracampeonato maranhense, buscará o seu segundo título da Copa do Nordeste (campeão em 2018), disputará a Copa do Brasil, onde chegou em 2019 até as oitavas de final da competição e tentará o acesso à Série A do Brasileiro, competição que não disputa desde 1986.

    Via Globo Esporte/MA

    Por unanimidade, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) recebeu a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra João Luciano da Silva Soares, conhecido como Luciano Genésio, prefeito de Pinheiro, no Maranhão, e outras seis pessoas.

    Eles responderão pela prática de crimes de responsabilidade, em relação ao prefeito, lavagem de capitais e organização criminosa, por delitos cometidos entre os anos de 2017 e 2021. A denúncia, oferecida pelo MPF em junho de 2022, aponta fraudes em diversos procedimentos licitatórios relacionados à prestação de bens e serviços, bem como para a realização de obras de urbanização no município de Pinheiro, sendo parte dos recursos desviados oriundos do Fundo de Manutenção e

    Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Segundo o MPF, os contratos investigados ultrapassam o valor R$ 11 milhões e há evidências da permanência do esquema delituoso nos dias atuais No recebimento da denúncia, o juiz federal Pablo Zuniga Dourado entendeu que há elementos probatórios suficientes, obtidos a partir de medidas cautelares de quebra de sigilo bancário, fiscal e telemático, além de informações colhidas no inquérito policial que demonstram a “existência de uma organização criminosa, estável e bem delimitada”, dividida em dois núcleos de atuação: o núcleo político, liderado pelo prefeito

    Luciano Genésio, e seu irmão Lúcio André Silva Soares; o núcleo empresarial formado por Danilo Jorge Trinta Abreu Júnior e Renato Serra Trinta Abreu; além de Mariana Aroucha da Silva, Rafael Cunha Shimuk e Felipe Augusto Santos Mendes, que teriam atuado como beneficiários e intermediários financeiros.

    Além da responsabilização dos denunciados pelos crimes cometidos, na medida de suas participações, o MPF solicitou a fixação de valor mínimo para reparação dos danos causados ao erário em cerca de R$ 7 milhões. Agora, será realizada a instrução criminal, com a intimação das partes para defesa prévia, oitiva de testemunha.

    A ação penal tramita no TRf1 sob o n. 1039485-24.2020.4.01.000.

    Por Jornal Pequeno

    O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou nesta sexta-feira (2), em Brasília, o ex-presidente da República e do Senado Federal José Sarney (MDB).

    Lula deixou o hotel em que está hospedado em Brasília e foi até uma casa em uma região nobre da capital para se encontrar com Sarney. Lula chegou à casa de Sarney, localizada em um bairro nobre de Brasília, por volta das 10h40 e permaneceu no local até 12h10.

    O encontro ocorre em meio às negociações da equipe de transição com o MDB para a ocupação dos ministérios no futuro governo. Em um encontro nesta semana com o presidente da sigla, Baleia Rossi, Lula disse que o MDB será contemplado com ao menos uma pasta, mas a legenda tem expectativa de ocupar três ministérios.

    Questionado sobre o motivo da visita a Sarney, Lula brincou:

    — Somos velhos amigos. Velhos, não. Jovens amigos.

    Lula disse que a visita se insere no rol de visitas a autoridades que o apoiaram, mesmo com divergências.

    “A minha conversa com o Sarney é a visita a um homem que foi presidente da República, a uma pessoa que foi presidente do Senado, a uma pessoa que tem história nesse país, a uma pessoa que me ajudou muito e que está com 91 anos de idade [Sarney fez 92 em abril]. Eu fico pensando que um dia estarei também com 91 anos de idade. Vai demorar um pouco [Lula tem 77 anos], e eu quero estar com a mesma saúde que ele está hoje. Já fui visitar o presidente Fernando Henrique Cardoso. Porque são pessoas que me ajudaram. Mesmo quando divergiram comigo, me ajudaram”, afirmou.

    “Honrado em estar presente durante a visita pessoal feita pelo Presidente eleito Lula ao meu avô, José Sarney, hoje em Brasília. A quem reiterou sua amizade e a grande colaboração que deu ao seu governo e, também, ao seu atual programa. Isso mostra o prestígio do ex-presidente José Sarney que é visitado por grandes lideranças da política nacional, um reconhecimento a liderança que ele tem na história do nosso país, presidindo a transição democrática e devolvendo ao Brasil o estado de direito”, disse o deputado Adriano Sarney.

    Na campanha, ainda no primeiro turno, José Sarney declarou voto em Lula. Em um artigo denominado “Voto pela Democracia”, Sarney escreveu que o petista é o melhor para o “estado de bem-estar” e criticou o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). No documento, o ex-presidente também fez críticas ao “orçamento secreto”. Segundo ele, as emendas de relator fazem parte de um “campo privilegiado para os interesses escusos”.

    Aos 92 anos de idade e sem mandato desde 2015, Sarney segue influente dentro do MDB, um dos partidos com integrantes na equipe de transição e que Lula espera contar na sua base parlamentar no Congresso Nacional.

    Sarney foi o primeiro presidente da República após o término da ditadura militar, em 1985. Ele ficou no cargo até 1990. Como senador, manteve sua relevância política e teve boa relação com Lula.

    Sarney presidiu o Senado em duas oportunidades (2003-2005 e 2009-2011). Lula estava no Palácio do Planalto no período.

    Via John Cutrim

    Na manhã desta sexta-feira (02) de dezembro, o vereador Braz Amaral acompanhado de vereador Mourinho Lobato, esteve realizando uma vistoria na obra de drenagem do bairro Boa Esperança.

    A obra está sendo executada pelo governo do Maranhão e tem por finalidade resolver o problema dos alagamentos nos dias de grandes chuvas na localidade. A situação dos alagamentos no Bairro é antiga e já causou sérios problemas aso moradores, os parlamentares estiveram no local para acompanhar o andamento dos trabalhos e prazo de entrega da obra.

    A minha vinda até aqui junto com vereador Mourinho Lobato foi para saber como está o andamento dos trabalhos, já estamos conversando com o nosso deputado estadual eleito, Hemetério Weba e Fábio Macedo, para os dois reforcem o nosso pedido ao secretário de infraestrutura do Maranhão que a obra seja concluída o mais breve possível, a nossa preocupação grande por conta da aproximação do período chuvoso”. Disse Braz Amaral.

    Os vereadores conversaram com o encarregado da obra que garantiu a segurança dos trabalhos e que após a conclusão o problema das enchentes será resolvido de vez.

    Via Jamil Júnior

    Segundo informações da Policia Militar de Santa Helena, a guarnição foi chamada por volta das 12h15m desta sexta-feira (02), para atender uma ocorrência de tentativa de homicídio em uma corretora de empréstimo no centro da cidade.

    Ao chegar ao local, os agentes se depararam com um homem que não teve o nome divulgado, estendido no chão sobre um grande volume de sangue, ainda segundo a PM uma ambulância foi chamada e o homem encaminhado ao hospital Municipal de Santa Helena. As informações da PM dão conta que no hospital, familiares da jovem que também não teve o nome divulgado, e que sofreu a tentativa de homicídio, informaram aos agentes que o casal teria um relacionamento mais que recentemente chegou ao fim.

    O homem por sua vez, não estava aceitando o termino da relação, inclusive teria feito ameaças a sua ex-companheira, porém, a mulher não chegou a registrar ocorrência contra ele. Ainda segundo a PM, os familiares disseram que na manhã de hoje (02), o homem foi até o local de trabalho da sua ex-companheira, para assinar alguns papeis e acabou tentando reatar o relacionamento e após receber uma reposta negativa, ele atentou contra a vida da sua ex-companheira e em seguida recorreu ao suicídio.

    Um vídeo gravado pela câmera de segurança do local e que circula nos grupos de WhatsApp da cidade, mostra toda ação. O homem foi encaminhado para São Luís e o estado de saúde dele é estável, já a mulher encontrasse internada no hospital em Santa Helena.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍