• maio 24, 2023


    A prefeitura de Porto Rico do Maranhão por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou durante os dias 22 e 23 de Maio, um curso de maquiagem para mulheres da sede do município.

    Além de levar a auto estima das participantes, o curso que é totalmente oferecido de forma gratuita, pode proporcionar uma renda extra para as alunas que desejarem se aprofundar mais no ramo da beleza.

    O curso de maquiagem foi ministrado pela maquiadora Layce Fonseca de São Luís, que é uma profissional com amplo conhecimento em maquiagem e trabalha com vários estilos que varia de acordo com o gosto e desejo de cada cliente.

    No total foram 60 jovens, dividido em 4 turmas que participaram do curso na sede. A maquiadora Layce falou da satisfação de ministrar o curso de maquiagem no município de Porto Rico do Maranhão.

    “ É uma grande honra está aqui participando desse momento junto com cada uma das minhas alunas, ajudando elas a usarem a maquiagem de maneira correta e escolhendo a sua melhor versão. Por fim, quero agradecer pelo convite e por confiar em meu trabalho” – Destacou a maquiadora.

    A secretária de Assistência Social Jaqueline Luz agradeceu Layce por ter aceitado o convite e também toda a equipe do Cras, pelo empenho e comprometimento que sempre tem, e ao prefeito Aldo Brown que sempre está disposto a fazer o melhor por cada Portorriquense, sabemos que cada oficina ou curso que realizamos estamos contribuindo para que essas famílias saiam da vulnerabilidade social e passam a ter suas próprias rendas, esta é só a primeira etapa deste maravilhoso curso, ainda nesta semana as comunidades de Rabeca e Remanso receberão o curso” – concluiu a secretária

    Em atendimento a determinação do governador Carlos Brandão, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), divulgou, nesta segunda-feira (22), diversos Editais, com oferta de Cursos Profissionalizantes, de Qualificação Profissional, Formação Inicial e Continuada (FICs), além da oferta de vagas para Articuladores Pedagógicos Municipais. No total, serão 10.686 vagas disponíveis, para garantir oportunidades a milhares de pessoas.

    As vagas estão disponíveis em cursos profissionalizantes – presenciais, ofertados nas Unidades Vocacionais do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA, e em Cursos de Qualificação Profissional – EAD, ofertados pela Plataforma Maranhão Profissionalizado; além da oferta de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs), no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC); e ainda estão sendo disponibilizadas vagas para Articuladores Pedagógicos Municipais, para atuarem nos 217 municípios maranhenses.

    Cursos presenciais IEMA Vocacional
    As inscrições serão realizadas gratuitamente e ocorrem de forma presencial nos locais identificados no Edital, a partir desta terça-feira (23), das 8 às 12h e das 14 às 18h, seguindo até sexta-feira (26), ocasião em que serão fornecidas informações diversas pelo pretendente à vaga através da Ficha de Inscrição.

    A confirmação da matrícula acontece também de forma presencial, nos dias 30 e 31 de maio de 2023. Serão ofertadas 2.560 vagas presenciais, distribuídas em 61 turmas.

    Cursos Plataforma Maranhão Profissionalizado
    Para as vagas nos cursos do Maranhão Profissionalizado, as inscrições ocorrem de forma online, por meio do  site http://maranhaoprofissionalizado.iema.ma.gov.br, iniciando às 14h do dia 30 de maio, seguindo até as 23h, do dia 04 de junho. A divulgação do resultado das inscrições acontece no dia 07 de junho, às 14h, no site: https://www.educacao.ma.gov.br Na modalidade EAD estão disponibilizadas 6.600 vagas.

    As vagas nos Cursos Profissionalizantes Presenciais ofertados nas Unidades Vocacionais do IEMA e nos Cursos de Qualificação Profissional (EAD) ofertados pela Plataforma Maranhão são destinadas a adolescentes, jovens e adultos maranhenses, na perspectiva de fomentar a geração de renda e emprego por meio da Qualificação Profissional.

    Já as vagas no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), serão destinadas às pessoas que cumprem pena privativa de liberdade no Sistema Penitenciário do Estado do Maranhão, serão ofertadas 600 vagas, com foco no desenvolvimento sustentável e geração de emprego e renda.

    A ação foi efetivada por meio da parceria estabelecida entre a Seduc, Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) e o Ministério da Educação (MEC), visando criar oportunidades de profissionalização, em diversos Eixos Tecnológicos.

    Entre os cursos ofertados, estão Pintor de Obras Imobiliárias, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, Horticultor Orgânico, Barbeiro, Pedreiro de Alvenaria, Montador e Reparador de Computadores, e muito mais.

    Articuladores Pedagógicos Municipais
    A Seduc também realizou Chamada Pública para composição de banca de Articulador Pedagógico Municipal (APM), do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem, que atuarão com a função de Coordenador, Formador da Alfabetização e Formador da Educação Infantil.

    Estão sendo ofertadas 763 vagas, para atuarem nos municípios maranhenses, que aderirem ao Pacto. As inscrições são de exclusiva competência dos Gestores Municipais, e devem ser feitas por meio do site http://sistemas.educacao.ma.gov.br/seletivodocente, a partir desta quarta-feira (24) até o dia 02 de junho.

    Jamil Júnior

    A oposição ao prefeito Toca Serra em Pedro do Rosário, desesperada com os números da aprovação da administração do Prefeito, fabricam e espalham notícias falsas na tentativa de macular o seu governo.

    Um exemplo disso é o que fizeram com a Escola Adrião Romão Gomes da Silva do Povoado Timbiras, escola já reformada, equipada na administração do prefeito Toca Serra, que segundo divulga a oposição e faz denúncia ao MP, estaria funcionando de forma inadequada.

    O prefeito confirmou que espera a manifestação do Ministério Público e se de fato houver inadequações, para que sejam corrigidas.

    A pergunta que Toca Serra faz é: “O que é funcionar de forma inadequada”? Como mostram as imagens, a Escola está funcionando e  atendendo muito bem as crianças do povoado. O prefeito Toca confirma a sua determinação e o seu interesse pela educação do seu Município. Tanto é verdade, que desde a sua posse vem reformando, ampliando, equipando, modernizando, qualificando, pagando em dia e valorizando os seus professores.

    Um exemplo dessas mudanças no governo de Toca Serra, foram a construção de 10 escolas novas, nesses poucos mais de 2 anos de governo.

    O Serviço Social da Indústria (SESI) divulgou um edital para um processo seletivo com vagas de nível técnico em São Luís. As inscrições podem ser feitas por meio do site do processo seletivo até esta quarta-feira (24).

    As vagas são para cargos de técnico em Meio Ambiente Sênior, técnico em Mecânica Master, técnico em Segurança do Trabalho Master (diurno e noturno) e técnico em Segurança do Trabalho Sênior (noturno).

    Os candidatos devem ter formação na área de atuação, experiência comprovada e registro no conselho de classe. Os salários variam de R$ 3.848,00 a R$ 5.529,58, de acordo com o cargo e a carga-horária.

    G1/MA


    No último domingo (21), a prefeita de Central do Maranhão Fechinha. realizou a maior festa das mães já vista em toda a história do Município.

    Milhares de mães da sede e zona rural lotaram a quadra do bairro Agrovila, e participaram do evento, aonde foram sorteados centenas de valiosos prêmios, e duas casas, sendo para uma mãe da sede e para uma mãe da zona rural, algo inédito na história de Central do Maranhão.

    A gestora que estava acompanhada do primeiro cavalheiro Juan Pablo, do vice prefeito Edvar Correia, dos vereadores da sua base aliada, de secretários Municipais e membros da sua gestão, não escondeu a felicidade em poder realizar uma festa tão grandiosa para as mães Centralenses.

    Todas ficaram felizes e satisfeitas com o evento.

    Como critério, para participar do sorteio as mães que se inscreveram tinham que morar em casa de taipa. A primeira sortuda do evento foi Dulcineia Pires moradora do povoado Uruguaiana, a segunda foi a moradora da sede do bairro Estivas dos Oliveiras Lilaides Ferreira, a emoção e felicidade tomou conta das duas e todas as mães presentes que também ficaram felizes por elas.

    Em meio aos sorteios, foram muitas as vezes que as mães se emocionaram, ao ganharem prêmios que estavam precisando muito.

    Fechinha em seu discurso, falou de o quanto estava feliz, pois é sabedora que as mães de Central do Maranhão merecem toda a atenção, a gestora agradeceu a todos do seu grupo político e gestão pelo apoio e dedicação na realização da festa das mães, e disse que no próximo ano a festa será ainda maior.

    Veja na íntegra como foi essa grande programação feita para as mães de Central do Maranhão:

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍