Governo abrirá mais de 10 mil vagas em cursos ofertados pelo IEMA Vocacional e PRONATEC

Em atendimento a determinação do governador Carlos Brandão, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), divulgou, nesta segunda-feira (22), diversos Editais, com oferta de Cursos Profissionalizantes, de Qualificação Profissional, Formação Inicial e Continuada (FICs), além da oferta de vagas para Articuladores Pedagógicos Municipais. No total, serão 10.686 vagas disponíveis, para garantir oportunidades a milhares de pessoas.

As vagas estão disponíveis em cursos profissionalizantes – presenciais, ofertados nas Unidades Vocacionais do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA, e em Cursos de Qualificação Profissional – EAD, ofertados pela Plataforma Maranhão Profissionalizado; além da oferta de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs), no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC); e ainda estão sendo disponibilizadas vagas para Articuladores Pedagógicos Municipais, para atuarem nos 217 municípios maranhenses.

Cursos presenciais IEMA Vocacional
As inscrições serão realizadas gratuitamente e ocorrem de forma presencial nos locais identificados no Edital, a partir desta terça-feira (23), das 8 às 12h e das 14 às 18h, seguindo até sexta-feira (26), ocasião em que serão fornecidas informações diversas pelo pretendente à vaga através da Ficha de Inscrição.

A confirmação da matrícula acontece também de forma presencial, nos dias 30 e 31 de maio de 2023. Serão ofertadas 2.560 vagas presenciais, distribuídas em 61 turmas.

Cursos Plataforma Maranhão Profissionalizado
Para as vagas nos cursos do Maranhão Profissionalizado, as inscrições ocorrem de forma online, por meio do  site http://maranhaoprofissionalizado.iema.ma.gov.br, iniciando às 14h do dia 30 de maio, seguindo até as 23h, do dia 04 de junho. A divulgação do resultado das inscrições acontece no dia 07 de junho, às 14h, no site: https://www.educacao.ma.gov.br Na modalidade EAD estão disponibilizadas 6.600 vagas.

As vagas nos Cursos Profissionalizantes Presenciais ofertados nas Unidades Vocacionais do IEMA e nos Cursos de Qualificação Profissional (EAD) ofertados pela Plataforma Maranhão são destinadas a adolescentes, jovens e adultos maranhenses, na perspectiva de fomentar a geração de renda e emprego por meio da Qualificação Profissional.

Já as vagas no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), serão destinadas às pessoas que cumprem pena privativa de liberdade no Sistema Penitenciário do Estado do Maranhão, serão ofertadas 600 vagas, com foco no desenvolvimento sustentável e geração de emprego e renda.

A ação foi efetivada por meio da parceria estabelecida entre a Seduc, Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) e o Ministério da Educação (MEC), visando criar oportunidades de profissionalização, em diversos Eixos Tecnológicos.

Entre os cursos ofertados, estão Pintor de Obras Imobiliárias, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, Horticultor Orgânico, Barbeiro, Pedreiro de Alvenaria, Montador e Reparador de Computadores, e muito mais.

Articuladores Pedagógicos Municipais
A Seduc também realizou Chamada Pública para composição de banca de Articulador Pedagógico Municipal (APM), do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem, que atuarão com a função de Coordenador, Formador da Alfabetização e Formador da Educação Infantil.

Estão sendo ofertadas 763 vagas, para atuarem nos municípios maranhenses, que aderirem ao Pacto. As inscrições são de exclusiva competência dos Gestores Municipais, e devem ser feitas por meio do site http://sistemas.educacao.ma.gov.br/seletivodocente, a partir desta quarta-feira (24) até o dia 02 de junho.

Jamil Júnior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *