• maio 10, 2024


    Aconteceu nos dias 07 e 08 de maio, o 2º Congresso de Municipalidade Maranhense, organizado pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, FAMEM, a novidade esse ano foi a 1ª Mostra do Turismo Maranhense, que ocorreu paralela ao Congresso.

    Para compor essa mostra, foram convidados todos os Municípios que compõem o Polo Floresta dos Guarás, entre outros polos.

    O Município de Porto Rico do Maranhão participou como membro do polo, levando produtos artesanais como bonecas, chapéu de boieiro, cachaça artesanal, tudo produzido na região Portorriquense.

    Nos dois dias de evento, Porto Rico teve a oportunidade de mostrar um pouco de sua produção artesanal que foi exposta no stand do Polo Floresta dos Guarás, junto aos outros 9 Municípios membros.

    Durante os dois dias de evento, nossa participação contou com a presença da primeira- dama do Município, Jaqueline Luz, que representou brilhantemente o prefeito Aldo Brown, pois o mesmo não pôde se fazer presente devido a compromissos já agendado.

    Estiveram presentes representando Porto Rico, o secretário em exercício de Meio Ambiente e Turismo, Jefferson Magalhães e a coordenadora de Turismo, Turª Fernanda Carvalho, que receberam visitantes e autoridades que prestigiaram todo o conteúdo do stand.

    “Esse convite para fazer parte da 1ª Mostra do Turismo Maranhense que está sendo realizada junto ao 2º Congresso de Municipalidade Maranhense, chegou em um momento crucial para promoção e desenvolvimento do turismo em Porto Rico, devido a novos projetos voltados ao turismo que visam tornar o Município um membro do polo em evidência estratégica para o turismo e que possa ser reconhecido não só pelas suas belezas naturais, mas que se torne destaque no polo Floresta dos Guarás.”, ressaltou a coordenadora Fernanda Carvalho.

    Na ocasião da Mostra, a consultora do SEBRAE, Roseane Maia, aproveitou a oportunidade para discutir a roteirização, ou seja, a criação de um roteiro personalizado turístico em Porto Rico que possa abranger suas belezas naturais.

    Recebemos também a visita da Secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo e toda sua equipe e também do presidente interino da FAMEM, Ivo Resende entre outros prefeitos da região do polo.

    Na manhã desta sexta-feira dia 10, o pré-candidato à prefeito de Santa Helena Josinaldo Moraes esteve concedendo uma entrevista ao Jornalista Daniel Santos, no programa Cidade Repórter na rádio Pinheiro FM, e mais uma vez mostrou que é o nome mais preparado para ser o próximo gestor do Município.

    Ao longo da entrevista, Josinaldo falou da sua história de vida, falou da sua trajetória como engenheiro civil, e relembrou que o seu pai foi um grande político no Município.

    Josinaldo pontuou também, todo o apoio do grupo político 23, e destacou a liderança do ex-prefeito Dr Lobato, que é um grande apoiador do projeto, claro além de vereadores, ex-vereadores, ex-prefeito, lideranças, pré-candidatos e de deputados Estadual e Federal.

    Josinaldo enfatizou que a sua pré-candidatura vem sendo abraçada pela população, e que tem consigo ideias que vão de encontro com às necessidades de cada Munícipe. O pré-candidato diz que Santa Helena precisa ser reconstruída, pois ao longo dos mais de 7 anos, o povo da sede e zona rural vem sofrendo com as consequências da péssima gestão do Município.

    Josinaldo destacou que Santa Helena, sofre com a falta de saúde, educação, infraestrutura, geração de emprego e renda, esporte, cultura e assistencialismo. O pré-candidato enfatizou que o seu desejo é que num futuro muito próximo, o Município comece a trilhar novos caminhos, ou seja no rumo do desenvolvimento.

    Por fim, o pré-candidato reafirmou o seu compromisso com a população, a agradeceu o empenho e dedicação de todos no projeto.

    Veja na íntegra, toda a entrevista:

    Com a trégua das chuvas, moradores permanecem nas suas casas após alagamentos que atingiram o município de Barreirinhas, a 260 km de São Luís. Segundo a Defesa Civil, cerca de 450 famílias foram afetadas na região.

    Apesar do volume da água ter baixado, o município ainda sofre com as consequências das chuvas. De acordo com os moradores, pelo menos 15 bairros ainda estão sendo afetados devido às últimas chuvas na região.

    O nível da água chegou a mais de um metro, invadindo praticamente todas as casas dos mais afetados. Até mesmo uma escola suspendeu as aulas e está fechada devido ao alagamento.

    Na casa da lavradora Maria José ainda estão as marcas do alagamento. Ela conta que chegou a perder móveis e eletrodomésticos por causa da água. “Eu perdi uma cama, perdi um guarda-roupa, perdi um rack. A minha casa está cheia de lama”, disse a moradora.

    Para outro morador, o problema maior é a falta de drenagem do local e a falta de atenção das autoridades. “Estamos passando por uma situação de calamidade. Infelizmente, falta drenagem, falta atenção e competência das pessoas que têm o poder de fazer alguma coisa dentro da cidade”, afirmou Rogério Carvalho, técnico de segurança, que também está com a casa alagada.

    O Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos de Barreirinhas, Jorcelan Pereira, reconheceu os desafios enfrentados devido aos alagamentos na cidade decorrentes das chuvas. “Sabemos que são muitos os levantamentos que têm que ser feitos, nós já estamos executando alguns, já deveríamos ter executado em outros locais, mas as chuvas estão complicando um pouco. Mas baixando agora o período da chuva e começando a estiagem vamos resolver o problema lá, se Deus permitir”, explicou.

    Na quarta-feira (8), a Prefeitura de Barreirinhas colocou motor-bomba em algumas ruas da cidade para tentar amenizar a situação, 150 famílias saíram de suas casas.

    Na zona rural, 300 famílias foram afetadas por causa das inundações e não saíram de suas casas. Os acessos à zona rural de Barreirinhas também estão comprometidos

    o que diz o governo do Estado

    Nas redes sociais, o governador do Maranhão, Carlos brandão, informou que, neste momento, nenhuma cidade do Maranhão está coberta por águas, conforme a Coordenação de Proteção e Defesa Civil e que todas as famílias que estavam desabrigadas já retornaram para suas casas.

    “Temos 30 municípios em situação de emergência, em que a própria gestão municipal consegue atuar, e os decretos municipais têm período de seis meses de duração; apenas um município decretou estado de calamidade pública, Santa Inês, em razão de uma rodovia federal ter sido cortada. A cidade recebeu todo apoio do governo federal e do nosso Governo do Maranhão”, informou o governador.

    O munícipios em situação de emergência

    O Maranhão está com 30 cidades em situação de emergência por causa das fortes chuvas, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Ainda de acordo com a Defesa Civil estadual, até o momento, somente o município de Santa Inês decretou estado de calamidade pública. Ao todo, 1.031 famílias estão desabrigadas e 2.909 desalojadas no Maranhão.

    Ainda de acordo com a Defesa Civil estadual, até o momento, somente o município de Santa Inês decretou estado de calamidade pública. Ao todo, 1.031 famílias estão desabrigadas e 2.909 desalojadas no Maranhão.

    Situação de emergência e estado de calamidade pública

    Para decretação da situação de emergência, o comprometimento é parcial, a crise é menos grave e ainda não afetou a população. No estado de calamidade, o comprometimento é substancial, sendo a crise mais grave e já com efeitos sobre os cidadãos.

    Cuidados em áreas de risco

    A Defesa Civil do Maranhão orienta que, em situações de chuvas intensas, a população mantenha distância segura de trechos afetados e/ou em que o solo esteja encharcado, o que aumenta o risco de desmoronamentos ou deslizamentos.

    A Defesa Civil também alerta que ao verificar riscos de alagamentos na cidade, deve-se procurar as autoridades de defesa como Corpo de Bombeiros e a própria Defesa Civil, por meio dos telefones 193 e 199, informando quais são as áreas afetadas pelas cheias. Além disso, a Defesa Civil recomenda que:

    • Avise aos seus vizinhos sobre o perigo e, se possível, convença as pessoas que moram nas áreas de risco a saírem de casa durante as chuvas;
    • Se precisar retirar algo da sua casa após a inundação, peça ajuda à Defesa Civil ou ao Corpo de Bombeiros;
    • Coloque documentos e objetos de valor em um saco plástico bem fechado e em local protegido;
    • Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, devido o risco de choque elétrico ou curto-circuito.

    g1/ma

    Na tarde da última quinta-feira(9), um trabalho realizado pela Polícia Civil do Maranhão, resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão e na prisão em flagrante de um homem, de 63 anos, pelo crime de porte ilegal de arma de fogo na cidade de São José de Ribamar.

    O preso é alvo de uma investigação que apura o crime de violência doméstica praticado contra a sua companheira. Em outubro de 2023, o investigado teria expulsado a companheira de casa mediante ameaças e xingamentos, acusado a vítima de traição.

    De posse do mandado de busca domiciliar, policiais civis, com apoio de guardas municipais estiveram na residência do investigado, no bairro Juçatuba, onde conseguiram apreender um revólver e seis munições que estavam em um dos cômodos do imóvel.


    A prefeitura de Central do Maranhão, através da secretaria de Esporte e Juventude, irá realizar o Campeonato Feminino de Futebol, com abertura neste sábado dia 11.

    A abertura acontecerá no bairro Colônia, no campo da Colônia, entre as equipes As Maravilhas X Agrovila e As Guerreiras X Estiva, a partir das 14hrs.

    Desde o início da sua gestão, a prefeita Fechinha valoriza o esporte do Município, com realização de grandes campeonatos e muitas premiações.

    A prefeitura estende o convite a toda a população, para participar e prestigiar mais um grande campeonato no Município de Central.


    Buscando mais parcerias frutíferas para o Município, o prefeito Fernando Cuba teve o prazer de chefiar a comitiva de Cedral no 2º Congresso Estadual do Municipalismo, promovido pela Famem, a Federação dos Municípios do Estado.

    O evento debateu diversos temas relevantes para as gestões Municipais, em especial as oportunidades que o municipalismo oferece para alavancar e desenvolver o Turismo, setor em que Cedral tem grade destaque.

    “Além de muito conhecimento compartilhado com nossa equipe, tivemos a honra de reforçar os laços de parceria com o Governo do Maranhão, através das presenças do governador Carlos Brandão, do vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão; do presidente da FAMEM, prefeito Ivo Rezende, que liderou o evento; e diversos amigos prefeitos e prefeitas do nosso Litoral Ocidental Maranhense” – ressaltou o prefeito Fernando

    Durante os dois dias de encontro, um estande especial da Floresta dos Guarás foi montado no Centro de Convenções, para expor as belas atrações turísticas presentes no Litoral Ocidental, com destaque para o artesanato local produzido no Município de Cedral e nas cidades vizinhas. O espaço atraiu muitos visitantes interessados na cultura e belezas naturais.

    Com a comitiva de Cedral o prefeito Fernando Cuba esteve acompanhado da secretária Eliedene Cuba (Educação); Branco Melo (Turismo); da secretária do gabinete Marluce Mendes; da coordenadora municipal de Turismo, Suely; do presidente da Câmara Municipal de Cedral, vereador Maurício Reis; e do presidente da Fundação da Memória Republicana, Kécio Rabelo.

    Diversas atividades foram ofertadas nos dois dias de realização do Congresso, como oficinas, debates, palestras e exposição em estandes. As discussões prioritárias dos Municípios e painéis de debates entre autoridades jurídicas e especialistas são os eixos principais durante o evento.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍