Aconteceu no último dia 23 de julho, o I Fórum Regional de Afroturismo, no Quilombo Frechal, em Mirinzal. Na oportunidade, estiveram presentes o secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Jefferson Magalhães, a coordenadora, Fernanda Carvalho, o agente ambiental, Victor Rabêlo e a líder comunitária, Maria Ribamar, representante da Comunidade Quilombola Engenho do Lago, todos representando o município de Porto Rico do Maranhão.
O evento trouxe como temática o afroturismo em comunidades remanescentes quilombolas e teve a organização da Secretaria de Estado de Turismo em parceria com a Prefeitura Municipal de Mirinzal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo. Foram convidados também instituições consideradas parceiras e representantes de movimentos sociais, o Instituto Cidade Griot e o Instituto Da cor ao Caso.
Além dos parceiros, se fizeram presentes o prefeito de Cedral, Fernando Cuba, o prefeito e anfitrião de Mirinzal, Amaury Almeida, todos os secretários de Turismo de todos os dez municípios que compõem o Pólo Floresta dos Guarás, além de lideranças quilombolas, professores da UFMA e outras representantes.
A discussão girou em torno da implantação do Turismo de Base Comunitária nas comunidades a fim de promover a prática turística. Também houve apresentação das mulheres de Frechal, contando sua história e luta. O objetivo foi apresentar a história da comunidade como referencial para a atividade turística no local.
Durante todo o dia houve apresentações, depoimentos, relatos de experiência, etc., com o intuito de dinamizar as ações acerca das comunidades e desenvolver a prática turística.