• agosto 27, 2024

    Nos últimos dias, a corrida eleitoral em Pinheiro ganhou um novo capítulo com a divulgação de informações distorcidas sobre uma pesquisa encomendada pela Rádio e TV Difusora e realizada pelo Instituto Inop Previsão. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº MA-04559/2024, a pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de julho de 2024, envolvendo 516 eleitores.

    Os dados da pesquisa revelam um cenário favorável para o candidato a prefeito André da Ralpnet, do Podemos. No cenário espontâneo, André lidera com impressionantes 38,57%, apresentando uma vantagem de mais de 15 pontos em relação ao segundo colocado. Quando analisado o cenário estimulado, a vantagem se amplia ainda mais, com André abrindo uma diferença superior a 20 pontos.

    Entretanto, em uma tentativa desesperada de desacreditar o candidato líder, blogs aliados ao atual prefeito Luciano Genésio têm divulgado o cenário espontâneo como se fosse o estimulado. Essa estratégia antiga de manipulação visa confundir a população e tentar desestabilizar a campanha de André.

    A pesquisa foi publicada no dia 1º de agosto e, apesar das tentativas de desqualificação por parte da oposição, a verdade rapidamente se espalhou pelas redes sociais, evidenciando o desespero dos adversários que não conseguem crescer nas pesquisas.

    Com apenas 40 dias até as eleições, essa manobra revela não apenas a fragilidade dos adversários, mas também a força e a consolidação da candidatura de André da Ralpnet. Em tempos de informação instantânea e acesso fácil à verdade, fica claro que as tentativas de manipulação saíram pela culatra.

    A população está atenta e consciente das manobras políticas, e parece que o candidato do Podemos está cada vez mais firme na liderança para as próximas eleições em Pinheiro.

    BRASIL – O número de jovens de 16 e 17 anos que fizeram o cadastro eleitoral e estão aptos a votar nas eleições municipais de outubro saltou 78% em comparação com o pleito municipal anterior, de 2020. Agora, há 1.836.081 eleitores nessa faixa etária, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Nas eleições municipais de 2020, haviam se alistado 1.030.563 eleitores adolescentes, que não têm a obrigação de votar. No Brasil, o voto é obrigatório somente entre os 18 e os 70 anos, conforme a Constituição. O crescimento dessa faixa etária superou em muito o do eleitorado em geral, que subiu 5,4% de um pleito municipal a outro.

    Com isso, eles agora chegam a 1,17% de todo o eleitorado brasileiro, que soma mais de 155,9 milhões de votantes. A faixa etária com maior eleitorado é a de 45 a 59 anos, que soma 38.883.736 eleitores.

    Nas eleições gerais de 2022, os adolescentes haviam comparecido em número ainda maior, com o alistamento 2,1 milhões (51,13% acima de 2018). O TSE, contudo, evita fazer a comparação entre os dois tipos de eleição, pois há localidades que não participam das eleições municipais, como é o caso de Brasília, Fernando de Noronha e das seções eleitorais no exterior.

    Já na outra ponta do eleitorado, 15,2 milhões de eleitores acima dos 70 anos estão aptos a votar neste ano, 9,76% do eleitorado total. O número é 23% maior que em 2020, quando eram 12,3 milhões. Somando-se aos jovens, totalizam 20,5 milhões de brasileiras e brasileiros que podem escolher se votarão nas eleições de 2024.

    Perfil

    Em todas as faixas etárias, as mulheres são maioria, refletindo o que já ocorre na pirâmide etária da população em geral. Geograficamente, elas são a maioria dos votantes em 3.432 municípios, dos 5.569 que participam das eleições neste ano, ou seis em cada dez. A maior proporção é em Maceió, onde elas são 55,3% dos eleitores. Uma curiosidade é que em 11 cidades há exatamente o mesmo número de homens e mulheres votantes.

    Neste ano, 28.769 pessoas não informaram o sexo. Ao mesmo tempo, quadruplicaram aquelas que adotaram o nome social no título de eleitor, na comparação entre eleições municipais. Elas agora somam 41.537 pessoas, ante 9.985 em 2020.

    Também aumentou acima do ritmo do eleitorado em geral o número de eleitores que declaram algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, de 1.157.619 em 2020 para 1.451.846 neste ano, alta de 25%.

    Das 500.183 seções eleitorais espalhadas pelo país, a Justiça Eleitoral separou 180.191 para contarem com recursos de acessibilidade. O prazo para solicitar a transferência para uma seção desse tipo se encerrou em 22 de agosto.

    Em relação à escolaridade, a maior parte do eleitorado tem o ensino médio completo (42,1 milhões) ou o fundamenta completo (35 milhões). Os que têm nível superior completo são 16,7 milhões, enquanto 5,5 milhões se declararam analfabetos.

    Seguindo a divisão geográfica da população, a maior parte dos eleitores mora no Sudeste (66,9 milhões), seguido por Nordeste (43,3 milhões), Sul (22,6 milhões), Norte (12,9 milhões) e Centro-Oeste (9,7 milhões).

    Somente no município de São Paulo, o mais povoado do país, podem votar 9,3 milhões de pessoas. A cidade com o menor número de eleitores é Borá, com 1.094, que curiosamente também fica no estado de São Paulo.

    Neste ano, o eleitorado brasileiro foi chamado a comparecer às urnas em 6 de outubro, quando deverão escolher prefeitos, vices e vereadores de suas cidades. Eventual segundo turno está marcado para 27 de outubro, mas somente em cidades com 200 mil habitantes ou mais, e na qual nenhum candidato tenha conseguido maioria absoluta dos votos.

    Imirante

    MARANHÃO – O corpo de uma mulher, que estava desaparecida, foi encontrado dentro de um poço às margens da MA-306, no acesso à cidade de Centro Novo do Maranhão, nessa segunda-feira (26). O principal suspeito de assassinar Paula Machado Alves, de 33 anos, é o ex-marido dela, que já está preso.

    Segundo informações policiais, a vítima saía de uma festa Povoado Limão, na madrugada de domingo (25), na companhia de um amigo quando foi abordada e levada pelo ex-marido, Márcio Renê Oliveira de Sousa, de 41 anos. O amigo chegou a ser ameaçado pelo suspeito e acabou informando a família de Paula sobre o ocorrido.

    Desde então, a família e amigos procuravam por Paula, que era moradora de Maracaçumé. Após o achado do cadáver da vítima do feminicídio, o ex-marido de Paula foi preso pela Polícia Militar em um hotel, no município de Santa Luzia do Paruá. na tarde dessa segunda.

    Contra ele já havia outros dois registros policiais de violência doméstica contra outra mulher.

    Chega a 41 o número de feminicídios neste ano de 2024 no Maranhão. No ano passado, o Estado registrou 51 casos.

    Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) confirmou a prisão do suspeito do feminicídio. Leia na íntegra:

    “A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) lamenta a ocorrência de mais um feminicídio no estado e informa que o autor do crime, o ex-marido da vítima, foi preso e autuado. A prisão ocorreu por volta de 16h desta segunda (26) em Santa Luzia do Paruá.

    Paula Alves Machado, 33, estava desaparecida desde a madrugada do dia 25 de agosto. O desaparecimento se deu após ser abordada por seu ex-marido em uma estrada vicinal da região em que morava, enquanto retornava de uma festa no Povoado Limão, em companhia de um amigo. Seu corpo foi localizado pela Polícia Militar de Centro Novo no início da tarde desta segunda (26), em um poço localizado nas margens da MA-306, próximo ao acesso à cidade de Centro Novo do Maranhão.

    Contra o suspeito do feminicídio, há duas ocorrências anteriores registradas por outra vítima, também ex-mulher, por violência doméstica”.

    Via Imirante

    Um incêndio foi registrado, na tarde de domingo (25), no bairro Parque Amazonas, em Imperatriz, cidade a 629 km de São Luís. A suspeita, segundo da Polícia Civil, é que o incêndio tenha sido criminoso.

    De acordo com a Polícia Civil, a dona da residência teria se separado recentemente o ex-namorado foi apontado como suspeito de ter ateado fogo no imóvel. Vizinhos relataram à polícia que ele tinha acesso ao local, mesmo após a separação.

    Após o início do incêndio, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) foi acionado para conter as chamas. O forro, as paredes e a vidraça das janelas foram completamente danificadas e, por pouco, as chamas não atingiram as casas vizinhas.

    Segundo a Polícia Civil, câmeras de segurança de outras residências serão usadas para tentar localizar os suspeitos.

    Ex-namorado da dona do imóvel é apontado como suspeito — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

    g1/ma


    O crescimento político de André da RalpNet a cada dia que passa vem incomodando os seus adversários, (principalmente aqueles que reversam o poder por aproximadamente 30 anos em Pinheiro).

    Jovem, empresário, gestor, com o melhor plano de Governo, líder em todas as pesquisas já divulgadas até agora, e com a maior aceitação entre todos os candidatos, André da RalpNet vem sendo vítimas de ataques e perseguições diariamente.

    Dentre as Fake News criadas pelos seu adversários, está a da construção de um metrô ligando Pinheiro a Pacas, algo que jamais foi falado por André, ou que jamais esteve no seu plano de Governo. A ideia dos adversários de André da RalpNet é ludibriar o eleitorado Pinheirense.

    Sabedores de que o povo não irá deixar ser enganado mais uma vez, os adversários que fazem parte do grupão de anos no poder, vão apelar de todas as formas para tentar manchar a imagem do jovem que renovou a esperança da População, o candidato que desponta como favorito André da RalpNet.

    Fica uma alerta para que a população não caia em Fake News, e fique sempre ligada nas redes sociais de André da RalpNet que lá tem informações oficiais sobre o seu plano de Governo.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍