• janeiro 22, 2025

    Na manhã desta quarta-feira, aconteceu uma importante reunião com a presença do representante da FMF Nelson dos Santos, presidente do Pac Márcio Diogo, secretário de Segurança de Pinheiro Jorjivaldo dos Santos, secretário de Esporte de Pinheiro Riba do Bom Viver, e representantes da guarda Municipal, corpo de Bombeiros e polícia Militar, com o objetivo de alinhar o esquema de segurança para o grande jogo do PAC e Moto Club, neste domingo dia 26 no estádio Costa Rodrigues em Pinheiro.

    O resultado da reunião foi muito proveitoso, pois foi feito todo um alinhamento detalhado, para garantir uma boa segurança no estádio e trânsito, haja vista que se espera um grande público para a partida.

    Este será o quarto jogo do Pac no Maranhense 2025, e o terceiro em casa, vale destacar que a torcida do time Pinheirense tem lotado o estádio nos últimos jogos, e certamente contra o Moto não será diferente, principalmente porque o búfalo da baixada vem de duas vitórias em casa.

    A reunião mostra que há uma preocupação, em oferecer segurança de qualidade à todos os amantes do futebol, que já estão na expectativa para essa grande partida.


    SÃO LUÍS – O Flamengo pode ter mudanças para a partida da noite desta quarta-feira (22) contra o Bangu, no Castelão, em São Luís. Segundo apurações do site “Coluna do Flamengo”, o técnico Cléber do Santos pode barrar o atacante Thiaguinho e promover a entrada de Wallace Yan. O Flamengo enfrenta o Bangu, nesta quarta-feira (22), às 19h (de Brasília), no estádio Castelão, em São Lusís, pela 4ª rodada do Campeonato Carioca.

    Ainda em busca da sua primeira vitória no Estadual do Rio de Janeiro, o Flamengo enfrenta o lanterna Bangu e entra em campo bastante pressionado. Diante de três partidas que o time não rendeu o esperado, Cléber dos Santos pode, segundo o “Coluna do Flamengo”, mudar a equipe que vinha utilizando. A apuração afirma que Thiaguinho pode deixar a equipe, para a entrada de Wallace Yan. Assim Lorran seria deslocado para a ponta, formando um trio de ataque ao lado de Yan e Carlinhos. O Meia João Alves também foi testado entre os titulares, segundo a publicação, no treino Cléber dos Santos comandou na terça-feira  no Castelão.

    Assim, uma provável escalação do Flamengo seria: Dyogo Alves, Daniel Sales, Pablo, Cleiton e Zé Welinton; Rayan Lucas, Fabiano e João Alves; Lorran, Wallace Yan e Carlinhos.

    O Flamengo tem um ponto e aocupa a 11ª colocação do Campeonato Carioca 2025. O Bangu, com o mesmo um ponto, é o lanterna pelos critérios de desempate.

    Imirante


    A Justiça Federal determinou que a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o governo federal adotem providências imediatas para garantir o apoio necessário a estudantes com deficiência visual, matriculados no Campus de Imperatriz, na região tocantina.

    Na sentença, a UFMA foi condenada a providenciar, no prazo de 90 dias, a contratação de profissionais ledores, que é aquele responsável por fazer a leitura de diferentes textos e materiais didáticos e paradidáticos adaptados ao sistema de escrita tátil (braille), para auxiliar estudantes com deficiência visual.

    A universidade deve, ainda, garantir o fornecimento de equipamentos e materiais didáticos e paradidáticos adequados às suas necessidades, com acesso integral e inclusivo aos conteúdos acadêmicos. A medida visa dar igualdade de oportunidades e a educação inclusiva, conforme previsto na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).

    A decisão também determina que a União, na condição de responsável pela política orçamentária e de pessoal das universidades federais, disponibilize os recursos financeiros necessários para que a UFMA possa cumprir a medida. Além disso, o governo federal deve adotar as providências cabíveis para a criação de vagas temporárias ou a autorização de contratação de profissionais de forma terceirizada, caso seja necessário.

    A decisão judicial atendeu a pedidos do Ministério Público Federal (MPF), que ajuizou uma ação civil pública, após a identificar a falta de profissional ledor na instituição de ensino superior.

    Ao atender aos pedidos do MPF na ação, a Justiça Federal considerou que “a necessidade de profissionais ledores para apoiar esses alunos no processo de aprendizagem deve ser vista como uma demanda contínua e estrutural das instituições federais de ensino.”

    Projeto Ledor

    De acordo com a sentença, apesar da iniciativa da UFMA de implantar o “Projeto Ledor”, no qual alunos dos cursos de Pedagogia e Comunicação Social são remunerados para oferecer apoio aos colegas com deficiência visual, a ferramenta não é suficiente para suprir a demanda permanente que o ingresso contínuo de estudantes com deficiência visual impõe.

    “Esse projeto demonstra a sensibilidade da universidade em buscar soluções internas para a promoção da acessibilidade”, reconheceu a decisão.

    Entretanto, a 1ª Vara Federal Cível e Criminal de Imperatriz ponderou que “o projeto baseia-se em um modelo de apoio voluntário e temporário, que não assegura o acompanhamento integral e regular dos alunos com deficiência visual, tampouco promove uma solução perene para as futuras demandas”.

    O g1 procurou a UFMA e ainda aguarda um posicionamento da universidade sobre a decisão.

    Nesta terça-feira (21), o secretário Municipal de Cultura Profe. Sandro Lima reuniu os colaboradores da pasta para alinhamento de ações da secretaria.

    Nesse momento, a secretaria de Cultura já começa o planejamento do carnaval 2025, que já foi amplamente divulgado.

    Estão sendo realizados cadastramentos para barraqueiros, vendedores ambulantes, proprietários de som automotivo, organizadores de blocos carnavalescos, organizadores de retiros religiosos que estarão atuando no período do Carnaval 2025.

    O secretário destaca, que já conta com uma equipe altamente pronta para atender as demandas da população, e que a secretaria de Cultura está preparada para as suas atividades.

    Sandro Lima destaca que a reunião desta terça-feira, foi muito produtiva e com o resultado bastante proveitoso, pois foi possível fazer bastante alinhamento para que a secretaria de Cultura a partir de agora esteja trabalhando para atender as demandas dos fazedores de cultura do Município de Pinheiro, com um calendário que estará funcionando durante todo o ano.

    A prefeitura de Pinheiro, deu início a um grande programa de limpeza, recuperação e troca de bombas de poços artesianos, com o objetivo de garantir água potável de qualidade para à população.

    Devido a falta de cuidado da antiga gestão, muitas comunidades enfrentam problemas de falta d’água, e esse programa criado pela atual administração vai acabar com o sofrimento de moradores das comunidades e Bairros do Município.

    A determinação do prefeito André da RalpNet, é que as ações sejam realizadas com bastante agilidade para que mais Pinheirenses sejam contemplados, e tenha água em suas casas com muita rapidez.

    No Bairro de Pacas por exemplo, os trabalhos já estão em fase de conclusão, e nas próximas horas os moradores já vão contar com água potável de qualidade.

    Esse é mais um programa de sucesso da Gestão Reconstruir e Avançar, que não vem medindo esforços, para melhorar a vida da população Pinheirense.

    O Pinheiro iniciou sua preparação para o jogo contra o Moto Club, partida da quarta rodada do Campeonato Maranhense que será realizada no próximo domingo (26), no estádio Costa Rodrigues, na na região da baixada.

    O Pinheiro conheceu sua primeira derrota na competição, o Búfalo da Baixada perdeu para o Imperatriz na última rodada por 2 a 1, resultado que inclusive tirou o time da liderança do Estadual. O técnico Vaguinho Santos tem uma semana livre para ajustar o time para o duelo com o Papão do Norte.

    O time da baixada maranhense quer aproveitar o fator casa para continuar na disputa pela parte de cima da classificação do Estadual, nas duas partidas que o time jogou diante da torcida, o PAC venceu os jogos contra Viana e Maranhão, respectivamente.

    Para o duelo contra o Moto Club, o Búfalo da Baixada não vai contar com o lateral-esquerdo Gabriel Silva, ele vai cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. O técnico Vaguinho Santos também está fora, ele foi expulso depois do jogo contra o Imperatriz por reclamação. Com isso, o auxiliar Vinícius Costa vai comandar o time na partida contra o Moto.

    Ge/ma


    Pai e filho morreram soterrados enquanto trabalhavam na construção de um poço na tarde dessa terça-feira (21) no povoado Mirza, em Morros, a 112 km de São Luís. As vítimas foram identificadas como Erisvaldo Carvalho dos Santos, de 54 anos, e Elisvaldo Silva dos Santos Filho, de 27 anos.

    De acordo com informações, os dois estavam tentando recuperar um cano dentro do poço, que tem cerca de 15 metros de profundidade e foi construído por eles no início do mês. No momento do acidente, um vizinho e o filho mais novo de Erisvaldo também participavam do trabalho, mas conseguiram escapar do desmoronamento.

    As vítimas foram identificadas como As vítimas foram identificadas como Erisvaldo Carvalho dos Santos, de 54 anos, e Elisvaldo Silva dos Santos Filho, de 27 anos. — Foto: Reprodução/TV Mirante

    Moradores da região foram os primeiros a prestar socorro e iniciaram os trabalhos de resgate. A prefeitura de Morros enviou um trator e uma retroescavadeira para ajudar na retirada da terra.

    Por volta das 16h, uma equipe do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros de São Luís chegou ao local com o apoio de uma aeronave do Centro Tático Aéreo.

    Equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros de Barreirinhas e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também trabalharam na ocorrência.

    O corpo de Erisvaldo foi recuperado por volta das 23h25, cerca de 10 horas após o acidente. Já o corpo de Elisvaldo Filho foi encontrado na madrugada desta quarta-feira (22), a aproximadamente três metros de profundidade.

    g1/ma

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍