• julho 1, 2022

    Nesta sexta-feira (01), o deputado Estadual Dr Leonardo Sá concedeu uma entrevista ao jornalista Daniel Santos no programa Cidade Repórter na rádio cultura FM 105,9. O parlamentar ao longo da sua entrevista falou da realização dos mutirões de cirurgias oftalmológicas nos Municípios de Viana e Pinheiro.

    Em Viana foram 500 cirurgias fruto de uma emenda parlamentar em parceria com o ex-prefeito Magrado Barros, com apoio do Governador Carlos Brandão.

    Em Pinheiro também são 500 cirurgias, mais o deputado disse que esse número pode chegar à 700 e também tem todo o apoio do governador Carlos Brandão. As cirurgias estão acontecendo no Macro Regional Dr Jackson Lago.

    O deputado também falou da volta do Governador Carlos Brandão ao estado do Maranhão, que retornou nesta sexta-feira após passar mais de 1 mês em tratamento de saúde em São Paulo, falou da sua pré-candidatura que está espalhada e muito bem aceita em todo o estado do Maranhão, e fez um balanço da suas ações como deputado na cidade de Pinheiro.

    Leonardo Sá anunciou que nos próximos dias, começarão os serviços de 25 km de asfalto para a cidade de Pinheiro, parceira do deputado Estadual Leonardo Sá com o governador do estado do Maranhão Carlos Brandão.

    O deputado Leonardo também anunciou que na próxima semana deve começar os serviços de recuperação de estradas vicinais, fruto de uma emenda parlamentar sua para ajudar as comunidades que encontram-se abandonadas, com os seus acessos em situação deplorável por conta da falta de assistência da prefeitura Municipal de Pinheiro.

    Por fim, o deputado Estadual Leonardo Sá disse que muitas ações estão chegando no Município de Pinheiro ainda este ano, com apoio do governo do estado.

    O vereador Sandro Lima também participou da entrevista e parabenizou o deputado Leonardo, por todas essas ações importantes para o Município de Pinheiro.

    O governador Carlos Brandão (PSB) explicou nesta quinta-feira (30), em entrevista ao JMTV2, da TV Mirante, o motivo de o Maranhão haver acionado, junto com outros estados, o STF contra a lei, sancionada na terça-feira (28),que limita a tarifa do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre alguns produtos essenciais.

    A Lei Complementar 192/2022 estabeleceu os combustíveis – incluindo diesel, gasolina e gás natural –, a energia elétrica, as comunicações e os transportes coletivos como itens essenciais “para fins de tributação”. Com isso, os estados e o Distrito Federal ficaram impedidos de cobrar mais de 17% ou 18% de ICMS sobre esses bens e serviços.

    No Maranhão, a alíquota de ICMS da gasolina, por exemplo, é de 28,5%, mais 2% para o Fundo Estadual de Combate a Pobreza (Fumacop). Se aplicar a lei, o governo estadual terá que reduzir até 11 pontos percentuais a alíquota do imposto só da gasolina.

    “Se você retira esse dinheiro do caixa dos estados, principalmente os estados do Nordeste não vão se sustentar. Não dá para ser feito de uma forma radical”, afirmou Brandão, ao comentar a ação judicial.

    Ele avalia, ainda, que a redução “também não vai resolver a questão do combustível”. “O combustível, hoje, é indexado ao preço do dólar: a cada vez que aumenta o dólar, aumenta o barril de petróleo, aumenta o combustível. Então, não são os estados os responsáveis por isso”, afirmou.

    Fonte Gilberto Léda

    O médico Dr Eduardo Sá durante entrevista ao jornalista Daniel Santos, destacou a importância do mutirão de cirurgias oftalmológicas realizadas em Pinheiro, fruto de uma emenda parlamentar do seu irmão o deputado estadual Dr Leonardo Sá.

    Dr Eduardo Sá acompanhou o deputado Dr Leonardo Sá durante visita na manhã desta sexta-feira (01), ao hospital macro regional Dr Jackson Lago, aonde estão sendo realizadas as cirurgias. No primeiro momento seriam realizadas 500 cirurgias, porém esse número pode chegar a 700 devido a demanda que tem sido grande.

    Essa ação do deputado Leonardo Sá, com o apoio do governador Carlos Brandão faz com que pessoas que não tem condições de pagar uma clínica particular, tenham acesso ao procedimento, de forma gratuita. Acompanhe o que disse o médico Dr Eduardo Sá.

    Nesta sexta-feira (1°), o deputado estadual Dr Leonardo Sá esteve no hospital Macrorregional Dr Jackson Lago, acompanhado do seu irmão Dr Eduardo Sá e do vereador Sandro Lima, acompanhando a realização do mutirão com mais de 500 cirurgias oftalmológicas no Município de Pinheiro.

    O mutirão é fruto de uma emenda parlamentar do deputado, com o apoio do governador Carlos Brandão.

    Leonardo Sá destacou que a princípio seriam realizadas 500 cirurgias, porém esse número pode chegar a 700 para assim atender mais pessoas que estão precisando desses procedimentos, e que não tem condições de pagar na rede particular devido ser procedimentos caros.

    O deputado cumprimentou os pacientes que estavam à espera das cirurgias, e fez questão de acompanhar de perto os procedimentos cirúrgicos.

    Em entrevista ao jornalista Daniel Santos, o parlamentar falou da importância desse mutirão para o Município de Pinheiro, veja

    O prefeito de Porto Rico do Maranhão Aldo Brown, realizou o maior São João da história da cidade.

    Foram 7 dias de programação de 24 à 30, o arraial aconteceu na Praça da família, local aonde passaram muitas atrações locais, regionais e até mesmo de fora do estado.

    Foram apresentações como quadrilhas caipira, bumba-meu-boi, danças Portuguesa, enfim muitas atrações juninas além de bandas e cantores que também abrilhantaram a programação.

    As barracas foram montada nos arredores do arraial e ajudaram a fomentar a economia do Município com o comércio informal, a prefeitura deu total apoio para as brincadeiras do Município também.

    Os artistas da terra foram todos valorizados e um grande esquema de segurança foi montado para garantir a segurança do público, qua a cada noite comparecia em peso para prestigiar a programação.

    A secretaria de Cultura que tem à frente o secretário Paulinho Fonseca, deu um verdadeiro show de organização, com uma grande ornamentação feita pela sua equipe.

    Todo o corpo da gestão Municipal deu apoio e colaborou com a organização do São João.

    Nesta quinta-feira (30), aconteceu o grande encerramento com a apresentação da maior aparelhagem do Brasil que é a J. Som direto do estado do Pará. Uma verdadeira multidão compareceu para participar do encerramento.

    O prefeito Aldo Brown, agradeceu ao público presente, à todas as atrações que se apresentaram, ao secretário de cultura Paulinho Fonseca, aos colaboradores, ao seu vice Zequinha, aos vereadores e à toda sua equipe de governo por somarem na organização do João, que foi o maior já visto na história de Porto Rico do Maranhão.

    O Ministério Público Federal afirma na denúncia apresentada ao TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) que o prefeito Luciano Genésio (PP) desviou recursos públicos de origem federal, estadual e municipal, em proveito próprio ou alheio.

    As verbas desviadas, diz o MPF, foram destinadas ao locupletamento ilícito dos membros da organização, especialmente pelo gestor municipal, mediante pessoas físicas e jurídicas interpostas, de modo a ocultar e a dissimular a origem ilícita dos recursos.

    Segundo investigações relacionadas à Operação Irmandade, Luciano é quem liderava o chamado “núcleo político” da organização criminosa suspeita de dilapidar os cofres públicos de Pinheiro, município da Baixada Maranhense.

    A ação foi deflagrada pela Polícia Federal em janeiro deste ano. Ele chegou a ser alvo de busca e apreensão e de pedido de prisão, mas foi apenas afastado do cargo, pelo período de pouco mais de um mês.

    “O iter criminoso iniciou-se a partir de 2017, com a decisão superior do NÚCLEO POLÍTICO de desviar rendas públicas de origem federal, estadual e municipal, em proveito próprio ou alheio. Para tanto, de forma preparatória e com o escopo de conferir legitimidade ao esquema delituoso, o denunciado JOÃO LUCIANO SILVA SOARES, na qualidade de gestor do município de Pinheiro/MA, autorizou e promoveu, entre 2017 e 2021, procedimentos licitatórios para aquisição de bens e serviços, bem como para realização de obras de urbanização na municipalidade, com a interposição de um NÚCLEO EMPRESARIAL meramente formal”, diz trecho da denúncia.

    “O NÚCLEO POLÍTICO definia as fontes dos recursos, as pessoas e as empresas beneficiárias das licitações fraudulentas, geridas de fato pelo próprio prefeito JOÃO LUCIANO SILVA SOARES. Não havia competição. Do montante desviado, a maior parte era destinada ao gestor municipal denunciado, mediante colaboração dos integrantes do NÚCLEO EMPRESARIAL”, conclui o procurador Lauro Pinto Cardoso Neto, da PRR-1 (Procuradoria Regional da República na 1ª Região), que assina a peça.

    Ainda segundo a investigação, mostrou o ATUAL7, a liderança da orcrim era exercida por Luciano Genésio em conluio com seu irmão, Lúcio André Silva Soares, apontado como responsável por vultosas movimentações financeiras entre os investigados. Ele também foi denunciado pelo MPF.

    Os outros denunciados são Danilo Jorge Trinta Abreu Júnior e Renato Serra Trinta Abreu, conhecidos como “Irmãos Cebola”.

    O MPF diz que eles são integrantes do chamado “núcleo empresarial“ do esquema, e que teriam atuado como pessoas interpostas nas empresas de fachada Ingeo Soluções Ambientais, Pine Alimentos e o Posto Kiefer, vencedoras de certames na prefeitura de Pinheiro.

    O Ministério Público Federal diz que Luciano Genésio é o “verdadeiro proprietário e administrador das empresas”. Os contratos fraudados no período, em que o gestor municipal pagava de um lado do balcão para receber do outro, ultrapassam R$ 10 milhões.

    Também são alvo da denúncia Mariana Aroucha da Silva, Rafael Cunha Shimuk e Felipe Augusto Santos Mendes, supostos intermediários financeiros dos recursos desviados.

    Fonte Atual7

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍