• março 18, 2024

    O pré-candidato à prefeito de Peri Mirim Quinzinho continua recebendo inúmeros apoios para o seu projeto político, que só cresce a cada dia.

    Com uma candidatura abraçada pelo povo e pelas lideranças, Quinzinho vem sendo apontado como o melhor nome, para ser o próximo gestor do Município.

    Com ideias inovadoras que tem o objetivo de reconstruir Peri Mirim que hoje vive em estado de abandono, o pré-candidato vem mostrando força, habilidade e que o seu projeto segue a todo vapor.

    Nesta segunda-feira (18), Quinzinho anunciou a chegada de mais dois vereadores, que decidiram fazer parte do projeto. Otoniel Coqueiro e Chico Grande chegaram para unir forças junto a sua pré-candidatura.

    Agora Quinzinho já conta com apoio de quatro vereadores, Iury, Joubeth, Otoniel e Chico Grande, além de lideranças espalhadas em todo o Município.

    “A semana não poderia começar melhor, recebi nesta segunda-feira o apoio oficial dos vereadores e pré-candidatos a reeleição, Otoniel Coqueiro e Chico Grande. Seguimos juntos em busca de dias melhores para Peri Mirim” disse Quinzinho

    Veja o vídeo:


    Um vídeo registrado por câmeras de vídeo monitoramento mostram uma mulher sendo brutalmente espancada neste sábado (16), em Santa Inês, a cerca de 246 km. O suspeito da agressão é o marido da vítima, identificado como Jhonata Silva dos Santos, de 28 anos.

    O crime aconteceu na rua Santa Cecília, no bairro Vila Militar. Nas imagens (veja o vídeo), é possível ver o momento em que a vítima é atacada, recebendo tapas e socos na região do rosto. Em seguida, ela é arrastada pelos cabelos na rua, e, na sequência, ainda é agredida com mais tapas.

    RPReplay_Final1710778231

    Após a circulação das imagens nas redes sociais, policiais da Delegacia de Polícia Civil (PC-MA) foram até o local para investigar o crime. Ao conversar com os policiais, a vítima não quis registrar o boletim de ocorrência. Entretanto, as investigações sobre o caso já começaram mesmo sem a vítima registrar um B.O. contra o agressor.

    De acordo com informações, o suspeito das agressões estaria embriagado e fugiu após a repercussão do vídeo. Ele está sendo procurado pela polícia.

    g1/ma


    O prefeito Zequinha Ribeiro e seu secretariado, administra a cidade de Apicum-Açú sem nenhuma responsabilidade e respeito.

    Na saúde, existe UBS cadastrada no sistema que não funciona de fato, fora os fatos mais escandalosos vividos pela população.

    Na educação, os péssimos índices educacionais, as fraudes da educação integral e o reajuste que nunca foi concedido aos professores.

    Na administração, já tramita no MPF representação pelo não recolhimento do INSS dos servidores.

    Na infraestrutura, aliado as obras que só destruiram o patrimônio Apicunaçuense, a gestão pavimenta ruas fora do padrão, onde com o tempo precisará de reforma para adequação.

    Mas o pior é o que está acontecendo debaixo do nariz das autoridades, de Janeiro pra cá, vem sendo feito contratações de cunho eleitoreiro, a revelia da lei e das determinações de decisão Judicial do Tribunal de Justiça do Maranhão.

    Explico, na ação direta de inconstitucionalidade nº 0813862-83.2022.8.10.0000 o tribunal de justiça declarou que a lei de contratação nº 386/2021 é inconstitucional e que o Município teria de fazer Concurso Público para prover os contratos temporários.

    O que a gestão está fazendo em 2024 é exatamente o contrário, está enchendo as repartições públicas de contratados sem aprovação de lei pela Câmara de
    Vereadores.

    Se pensa que é só isso, não acabou, dos concursados de 2019, houveram 5 mandados de segurança concedido e até então a prefeitura não chamou os concursados que estão amparados por decisão judicial, são eles:- Luís Gregório Ferreira Castro- processo nº 0800605-69.2022.8.10.0071- Vilma Cardinali dos Santos franca- processo nº 0800474-94.2022.8.10.0071- Lucimara Silva- processo nº 0800772-86.2022.8.10.0071- Rosane Cristina ferreira- processo nº 0800524-23.2022.8.10.0071- Wallasse Lopes Garcia- processo nº 0800476-64.2022.8.10.0071 um informante, que mantém identificação em sigilo, diz que a secretaria de Educação condiciona a nomeação desses aprovados em concurso e com decisão judicial favorável, a um acordo político de apoio ao prefeito e a algum vereador do grupo.

    O prefeito de Apicum-Açú está cometendo crime de responsabilidade previsto no artigo 1º, xiv do decreto 201/67, encontrando-se em flagrante delito, podendo ser afastado a qualquer momento, eis o que diz o referido crime:
    art. 1º são crimes de responsabilidade dos prefeitos municipal, sujeitos ao julgamento do poder judiciário, independentemente do pronunciamento da câmara dos vereadores: xiv – negar execução a lei federal, estadual ou municipal, ou deixar de cumprir ordem judicial, sem dar o motivo da recusa ou da impossibilidade, por escrito, à autoridade competente;
    Fora todas as ilegalidades, o tribunal de contas do maranhão já notificou a prefeitura devido a gestão ter extrapolado os gastos com pessoal de forma que não vem cumprindo as exigências previstas no artigo 23, §1º da lei de responsabilidade fiscal e do artigo 169, §3º, i da constituição federal.

    Os devaneios e a má gestão, pelo visto, não tem salvação, ficará para o povo de Apicum-Açú essa missão em Outubro, pois, nessa terra sem lei, o Ministério Público vem sendo feito de marionete desde 2021, e, nem a ordem da juíza recém empossada e nem a determinação do tribunal de justiça do Maranhão é acatada pelo prefeito Zequinha Ribeiro.

    Na manhã desta segunda-feira (18), pais de alunos da rede municipal de ensino de Pinheiro-MA realizaram um protesto pelas ruas da cidade e em seguida concentraram-se em frente ao prédio onde fica o gabinete do prefeito Luciano. O objetivo da manifestação era reivindicar o início das aulas, que ainda não foram iniciadas no município por falta de condições estruturais em boa parte das escolas e a falta de contratação de professores, porteiros, vigias e auxiliares de serviços gerais por parte da gestão municipal.

    De acordo com os pais, o atraso no início do ano letivo de 2024, está prejudicando o aprendizado dos alunos mais uma vez e causando transtornos às famílias. Em 2023 a prefeitura iniciou reformas em escolas da rede municipal em pleno período letivo, o que ocasionou inúmeros transtornos no calendário escolar dos alunos da rede municipal de Pinheiro. “As crianças estão ficando para trás em relação aos alunos de outros municípios. Já estamos caminhando para encerrar o mês de março e as aulas ainda não começaram”, disse uma das manifestantes.

    A Baixo Foto da Escola Dilu freitas Tomada Pelo Mato

    Os pais também reivindicam melhores condições nas escolas, como infraestrutura adequada e merenda escolar de qualidade. “As escolas estão em péssimas condições, com goteiras, paredes cheias de mofo, pisos desgastados e cadeiras sujas, quebradas e ar condicionados velhos. Os alunos não têm salas de aula decentes, ano passados nem merenda nossos filhos tiveram, um absurdo já que dinheiro vem para educação”, afirmou outro manifestante.

    segue a baixo valores recebidos pela prefeitura de Pinheiro de 2017 a 2024.

    Outras reivindicações

    Além do início das aulas, os pais também reivindicaram:

    • Contratação de mais professores;
    • Melhoria na qualidade da merenda escolar;
    • Reforma das escolas;
    • Conclusão de 5 creches abandonadas.

    Imagens de prédios escolares de Pinheiro-MA

    Protesto pacífico

    O protesto aconteceu de forma pacífica e não houve registro de incidentes

    Impacto do atraso no início das aulas

    O atraso no início das aulas certamente terá um impacto negativo no aprendizado dos alunos. As crianças que não frequentam a escola regularmente podem ficar para trás em relação aos alunos que frequentam.

    O atraso também pode causar transtornos às famílias. Os pais que trabalham precisam encontrar alternativas para cuidar dos filhos enquanto as aulas não começam.

    Expectativa dos pais

    Os pais esperam que o prefeito tome providencias imediatas para iniciar as aulas na próxima semana. Eles também esperam que o prefeito tome providências para melhorar verdadeiramente as condições das escolas já que as mesmas vivem em reformas que já custaram aos cofres do município milhões de reais e sempre apresentam as mesmas deficiências.

    Cobertura da mídia

    O protesto foi coberto por vários veículos de comunicação da região, como jornais, rádios e sites de notícias.


    Neste mês de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, uma data que simboliza a luta das mulheres por igualdade de direitos e oportunidades. Em Porto Rico, a Prefeitura Municipal através das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, realizaram nesta sexta-feira (15) um dia de ações e homenagens para todas a mulheres portorriquenses.

    As atividades foram iniciadas pela manhã, onde foram realizadas diversas atividades que visam conscientizar e promover a saúde das mulheres, como consultas médicas, exames preventivos, orientações sobre prevenção de doenças e cuidados com a saúde. Também foi realizado serviços de embelezamento feminino, com serviços de manicure, pedicure, serviços de cabelereiros, sobrancelhas e muito mais.

    Pela tarde, foi promovido uma grande caminhada, finalizando na praça da bíblia com o projeto Corpo em ação e o sorteio de vários brindes para a mulherada.

    A primeira-dama, Jaqueline Luz, foi responsável pela organização de todo o evento juntamente com a Secretaria de Saúde e Educação, em sua fala, a também Secretária de Assistência Social Jaqueline Luz, ressalta a importância de comemorar esta data. “O evento foi maravilhoso e oportunizou para as mulheres um momento de recreação, de lazer e descontração. A gente vê aqui todas felizes, sorrindo, desde as senhoras de mais idade até as mulheres mais jovens. E é um momento de valorizar e mostrar a importância da mulher na sociedade”, disse a primeira-dama Jaqueline Luz.

    Em seu pronunciamento, Prefeito Aldo homenageou as mulheres e lembrou da importância deste dia para que possamos reconhecer as conquistas sociais, políticas e culturais das mulheres. Destacou os programas sociais voltados as mulheres que avançam cada vez mais em Porto Rico a frente da sua gestão, bem como as campanhas realizadas pelas secretarias com palestras, orientações, entrega de kit bebês e exames preventivos voltados às mulheres.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍